Cidades


Após reunião com ministro da Saúde, Edvaldo afirma que Aracaju está preparada para início da vacinação no dia 20


Publicado 14 de janeiro de 2021 às 14:28     Por Larissa Barros     Foto Divulgação / Prefeitura Municipal de Aracaju

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT), participou de uma reunião com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, para tratar da Campanha Nacional de Vacinação contra o novo coronavírus. De acordo com o gestor da capital sergipana, o município está preparado para dar início à vacinação na próxima quarta-feira (20).

“Aracaju já está preparada, tanto do ponto de vista dos insumos, dos locais de vacinação, e de como iremos proceder. Iniciaremos a campanha pelos grupos parametricamente definidos nacionalmente. Aqui, Estado e Município trabalham em conjunto, de mãos dadas, e podem ter certeza, a medida em que a vacina chegar aqui, será imediatamente disponibilizada para os cidadãos”, afirmou.

Segundo o prefeito, até a próxima segunda-feira (18), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) vai anunciar toda a logística e planejamento para início da campanha de imunização na em Aracaju.

De acordo com o plano de vacinação contra a covid-19 da capital, na primeira fase, serão vacinados os profissionais da área da saúde, que estão atuando na linha de frente do combate ao novo coronavírus, além dos idosos que residem em asilos e abrigos da cidade.

Durante a reunião, Pazuello explicou que o país possui três estratégias para imunização dos brasileiros, com aquisição dos imunizantes produzidos no Brasil pela Fiocruz, Instituto Butantan e pela farmacêutica União Química.

“Caminhamos em três grandes linhas de produção nacional em 2021: 250 milhões de doses da vacina produzida pela Fiocruz, 100 milhões do Instituto Butantan e mais 50 milhões de doses da vacina russa Sputnik V, todas produzidas no país. Assim que forem aprovadas pela Anvisa para uso emergencial, e atestada a segurança e eficácia, daremos início a vacinação. Não vamos abrir mão de nenhuma vacina, desde que esteja aprovada pela Anvisa”, disse.

Pazuello também informou que, pelo planejamento do governo federal, ainda em janeiro, os estados devem receber oito milhões de doses da vacina para darem início à campanha, a partir dos grupos iniciais. “Vamos enviar dois milhões de doses da vacina da Astrazeneca e mais seis milhões do Instituto Butantan”, detalhou o ministro.

Apesar do anúncio da data, o cronograma ainda depende da aprovação da Agência Nacional de Vigilância (Anvisa), que vai analisar o uso emergencial das vacinas CoronaVac e Astrazeneca, no domingo (17).

Leia mais:
Pazuello planeja começar vacinação contra a covid no Brasil dia 19, diz jornal
Pazuello adia reunião com governadores para definir plano de vacinação contra a covid-19
Covid-19: Primeiras fases da vacinação vão priorizar trabalhadores da saúde, idosos e indígenas aldeados em Sergipe
Covid-19: Pazuello diz que estados receberão vacina simultaneamente

 



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso