Política


Pazuello planeja começar vacinação contra a covid no Brasil dia 19, diz jornal


Publicado 13 de janeiro de 2021 às 14:46     Por Larissa Barros     Foto Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, planeja dar início ao plano de vacinação contra a covid-19, no Brasil, a partir da próxima terça-feira (19), em um evento no Palácio do Planalto. A informação foi divulgada pelo Estadão, nesta quarta-feira (13).

De acordo com a publicação, a proposta é vacinar uma pessoa idosa e um profissional de saúde durante a cerimônia, mas, o Palácio do Planalto teria afirmado que ainda não há data prevista.

Segundo o jornal, apesar do titular da pasta ainda não ter decidido uma data para a vacinação em todo o País, ele tem dito que, na melhor hipótese, a vacinação terá início no 20 de janeiro.

“Vamos vacinar em janeiro. A vacina induz à produção de anticorpos, mas isto não acontece no dia seguinte. A literatura [médica] fala em 30 a 60 dias. Não é tomar a vacina no dia 20 e, no dia 22 estar na rua fazendo festa”, disse Pazuello.

Ao todo, o ministro planeja pelo menos 8 milhões de doses disponíveis ainda no fim de janeiro para a vacinação, sendo 2 milhões ptoduzidas pela Oxford/AstraZeneca, que estão sendo importadas da Índia, e 6 milhões da Coronavac, já armazenadas pelo Butantã.

Leia mais:
Pazuello adia reunião com governadores para definir plano de vacinação contra a covid-19
Covid-19: Primeiras fases da vacinação vão priorizar trabalhadores da saúde, idosos e indígenas aldeados em Sergipe
‘O plano de vacinação da covid-19 para Sergipe está pronto, mas depende da quantidade de vacinas a receber’, afirma Belivaldo



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso