Coronavírus


Venezuela, FAB e famosos enviam oxigênio ao Amazonas em meio a colapso na saúde


Publicado 15 de janeiro de 2021 às 08:26     Por Eduardo Costa     Foto Divulgação/Força Aérea Brasileira

Em meio ao colapso na saúde causado pela covid-19, o estado do Amazonas começa a receber doações de oxigênio de várias partes. O governo da Venezuela, a Força Aérea Brasileira (FAB) e até famosos estão enviando insumos necessários para ajudar na situação.

Na noite desta quinta-feira (14), por exemplo, o governo da Venezuela, que faz fronteira com o Amazonas, informou que estará disponibilizando “o oxigênio necessário” para o estado. A informação foi confirmada por Jorge Arreaza, ministro das Relações Exteriores do governo Nicolás Maduro.

“Por instruções do presidente Nicolás Maduro, conversamos com o governador do estado do Amazonas, Wilson Lima, para disponibilizar imediatamente o oxigênio necessário para atender o contingente de saúde em Manaus. Solidariedade latinoamericana acima de tudo!”, disse Arreaza em uma rede social.

No fim da noite da quinta (14), dois aviões da FAB carregados com oxigênio chegaram a Manaus, enviados de Guarulhos (SP). Segundo a FAB, dois aviões Hércules levaram um total de 386 cilindros de oxigênio, com mais de 18 toneladas. Eles foram destinados aos hospitais que atendem pessoas com covid-19 no Amazonas.

Antes disso, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, havia dito que “a ponte aérea de oxigênio está impactada porque nós não temos os cargueiros específicos da FAB para fazer isso. Então a situação em Manaus é muito grave. Estamos manobrando para tentar reverter o quadro”.

E no mesmo dia, até mesmo o humorista Whindersson Nunes anunciou doações nas redes sociais. Ele publicou a doação de 20 cilindros com 50 litros de oxigênio, e cobrou outros famosos para que façam o mesmo.

“Providenciando 20 cilindros de 50L de oxigênio para distribuir nas unidades mais urgentes em Manaus! Alô meus amigos artistas! Na hora de fazer show é tão bom quando o público nos recebe com carinho né, vamos retribuir????”, questionou.

Segundo ele, outros famosos com Tirullipa, Tata Werneck, Simone e Tierry entraram em contato e também estão providenciando doações.

A capital Manaus e o estado do Amazonas entraram em colapso novamente com a covid-19. Os hospitais estão com demanda de oxigênio mais de dez vezes maior que a média de consumo diária, e os índices de contaminação estão altíssimos, o que gerou grande comoção e preocupação nos últimos dias.

Leia mais:
Com hospitais em estado crítico no Amazonas, governo pede aviões da Força Aérea dos EUA para transportar oxigênio
Em estado crítico, hospitais de Manaus ficam sem oxigênio para atender pacientes graves de covid-19



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso