Mundo


Com hospitais em estado crítico no Amazonas, governo pede aviões da Força Aérea dos EUA para transportar oxigênio


Publicado 14 de janeiro de 2021 às 18:50     Por Fernanda Souto     Foto Divulgação/ Força Aérea Brasileira

Com a situação crítica dos hospitais que atuam no atendimento de pacientes diagnosticados com a covid-19, em Manaus, os aviões da Força Aérea dos Estados Unidos poderão auxiliar no transporte de cilindros de oxigênio para o Amazonas. A informação foi divulgada pelo portal Uol, nesta quinta-feira (14).

Segundo o deputado federal Marcelo Ramos (PL-AM), o governo brasileiro pediu à Embaixada dos Estados Unidos que disponibilize as aeronaves. “Tem lugar que tem oxigênio, mas não tem uma aeronave que transporte oxigênio em cilindro. O único que tem (capacidade para transportar os cilindros) entrou em pane e está em manutenção”, disse.

“Já falei hoje com o ministro (Relações Exteriores) Ernesto Araújo e estamos tentando, junto à Embaixada, a liberação de um avião da Força Aérea norte-americana, um Galaxy, para levar o oxigênio”, afirmou.

Ao portal, a Embaixada dos Estados Unidos disse que já está ciente do pedido e que está dialogando com as autoridades brasileiras para tratar sobre o assunto.

Ao Estadão, uma funcionária do Hospital Universitário Getúlio Vargas, ligado à Universidade Federal do Amazonas (UFAM), afirmou que a unidade ficou cerca de quatro horas sem o insumo, nesta quinta-feira (14). No estado, os casos da covid-19 e as mortes em decorrência dela têm aumentado. Segundo ela, a situação gerou desespero entre os profissionais.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso