Política


Bolsonaro diz que PL das Fake News será vetado ‘se chegar como se apresentou’


Publicado 03 de julho de 2020 às 06:59     Por Redação AjuNews     Foto Valter Campanato/Agência Brasil

Em live no Facebook, nesta quinta-feira (3), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou que pode vetar o projeto de lei das fake news, aprovado no Senado, se o texto chegar ao Executivo da maneira como foi aprovado pelo Senado. O presidente disse ainda que considera difícil a aprovação na Câmara dos Deputados. “Se o projeto chegar bom, a gente sanciona. Se chegar como se apresentou até o momento, a gente não tem como não deixar de vetar.”

Caso passe na Câmara, Bolsonaro disse que pode consultar a população sobre quais artigos devem ser vetados. “Se passar na Câmara, o que eu acho difícil, nós podemos publicar o projeto ainda, porque eu tenho 15 dias para sancionar ou vetar, e a opinião púlica vai dizer qual artigo deve ser vetado e qual não deve.”

Na quarta-feira (2), o presidente afirmou que poderia vetar o projeto e que acreditava que não iria ‘vingar’. Nesta quinta, ele citou parecer técnico do Facebook, Google, Twitter e WhatsApp contra a proposta e criticou parlamentares favoráveis ao texto. “Quando se fala em liberdade de expressão, se fala de democracia. Muita gente fala de democracia da boca para fora, mas aprova projetos que cerceiam a liberdade de imprensa”, disse e acrescentou que jamais vai querer censurar a mídia para se proteger.

O projeto de lei 2.630/2020 foi apresentado pelo senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE), e aprovado na forma de um substitutivo (texto alternativo) do relator, senador Angelo Coronel (PSD-BA).

O texto cria a Lei Brasileira de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet, com normas para as redes sociais e serviços de mensagem como WhatsApp e Telegram. A intenção é evitar notícias falsas que possam causar danos individuais ou coletivos e à democracia. O texto segue para a Câmara dos Deputados.

Leia mais
Projeto das fake news pode causar “fim das conversas particulares”, diz WhatsApp
Projeto sobre fake news ganha apoio na Câmara mas deve ganhar versão “curta”
Bolsonaro diz que projeto sobre fake news não vai vingar e fala em possibilidade de veto
Deputados sergipanos divergem sobre projeto de combate a fake news aprovado no Senado
Senado aprova projeto de combate a notícias falsas e texto vai à Câmara



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso