Política


Projeto das fake news pode causar “fim das conversas particulares”, diz WhatsApp


Publicado 02 de julho de 2020 às 13:51     Por Peu Moraes     Foto Marcelo Camargo / Agência Brasil

O WhatsApp, uma das mais empresas de troca de mensagens instantânea no mundo, afirmou que o projeto de lei das fake news aprovado no Senado, pode ser “o fim das conversas particulares”. “Estamos decepcionados com a decisão do Senado”, disse a empresa, em nota enviada ao site O Antagonista, nesta quarta-feira (01).

O WhatsApp reclamou de trecho do projeto que obriga os aplicativos a guardar por três meses dados de quem fizer disparo em massa de mensagens. No entendimento do aplicativo, isso vai obrigar as empresas a rastrear “tudo o que você disser ou encaminhar”, o que “poderia ser usado contra você”.

Pelo que diz o projeto, para ser considerado um disparo em massa, basta que cinco pessoas enviem a mesma mensagem para mais de mil pessoas em menos de 15 dias. “Notícias falsas são um grande problema social que existe há séculos em toda forma de comunicação”, disse o WhatsApp. O aplicativo informou que, desde as eleições de 2018, quando foi acusado de facilitar o compartilhamento de fake news, adotou medidas para atenuar o problema. Desde então, disse, conseguiu reduzir o disparo de mensagens em massa em 70%.

O texto aprovado no Senado por 44 votos favoráveis, seguiu para Câmara dos Deputados, onde alguns partidos de centro que têm demonstrado apoio ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sinalizam ser favoráveis à proposta, ainda que o próprio presidente diga que está avaliando vetar o projeto se ele for aprovado.

Leia mais
Projeto sobre fake news ganha apoio na Câmara mas deve ganhar versão “curta”
Deputados sergipanos divergem sobre projeto de combate a fake news aprovado no Senado
Bolsonaro diz que projeto sobre fake news não vai vingar e fala em possibilidade de veto
PL das Fake News de Alessandro Vieira tem apoio de Rogério Carvalho; Maria do Carmo não confirma
Senado aprova projeto de combate a notícias falsas e texto vai à Câmara



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso