Política


A 10 dias do segundo turno, Edvaldo já reúne mais apoios do que Danielle em Aracaju


Publicado 19 de novembro de 2020 às 14:23     Por Eduardo Costa     Foto Divulgação

A 10 dias do segundo turno das eleições, marcado para o próximo dia 29 de novembro, a disputa pela prefeitura de Aracaju entre o atual gestor Edvaldo Nogueira (PDT) e Delegada Danielle (Cidadania) segue a todo vapor. E com isso, vão se desenhando também possíveis apoios de outros candidatos que disputaram o primeiro turno e já estão fora do pleito.

Edvaldo entrou na disputa com a maior coligação, formada pelo seu partido, o PDT, e por PCdoB, PSD, MDB, PV, PP, PSC, Solidariedade e Republicanos. E para o segundo turno, ele já obteve apoios abertos de PT, PROS, Rede e Avante.

Os três primeiros (PT, Pros e Rede) fizeram parte da mesma coligação, com a candidatura de Márcio Macêdo (PT). Nesta quarta-feira (18), o presidente da Rede, Henri Clay Andrade, afirmou que “o nosso partido prefere manter a liberdade de atuação política em defesa dos interesses da sociedade, em busca de uma Aracaju sustentável, através de ações administrativas e políticas públicas voltadas para a qualidade de vida das pessoas”.

Já PT e Pros confirmaram o apoio nesta quinta (19). Apesar do rompimento e de várias críticas durante a campanha, ambos os partidos declararam ‘voto crítico’ no atual prefeito. Eu não conversei com o prefeito Edvaldo. Não fiz nenhuma reunião com ele. Estamos tomando uma decisão civilizatória. Uma decisão cidadã, política de que Aracaju não pode cair nas mãos dessa aventura que está posta aí”, disse Márcio Macêdo.

O Avante também declarou força à candidatura de Edvaldo. O presidente da legenda, Clovis Silveira, contrariou o candidato do partido Lúcio Flávio e disse: “Eles não queriam ficar livres. Era pretensão do partido apoiar Edvaldo já no primeiro turno”, afirmou Silveira. Não aceitei a candidatura dele, eu poderia intervir, mas não fiz isso, não quis participar. O que ele pensa não é o que o Avante pensa”.

Lúcio Flávio afirmou ao AjuNews que ainda não definiu apoio a Danielle, mas que não irá estar ao lado de Edvaldo. “Um prefeito tão perverso e tão incompetente não deveria merecer sequer estar disputando o segundo turno. Aracaju não merece isto”, pontuou.

Em relação a Danielle, que está na coligação com o seu partido, o Cidadania, ao lado de PSB, PSDB e PL, apenas Paulo Márcio (DC) declarou oficialmente seu apoio.

Ele elogiou a delegada e criticou o prefeito, afirmando que “cruzar os braços em sinal de omissão ou pretensa imparcialidade, é, a meu juízo, um pecado tão grave quanto apoiar a reeleição de quem administra para uma casta de empresários inescrupulosos e vampiros travestidos de administradores”.

Rodrigo Valadares (PTB) optou pela neutralidade. Ele avaliou: “Não sei quem é pior. Vou me abster. Não vou apoiar nem um lado, nem outro. Para mim é tudo farinha do mesmo saco”. Já Georlize (DEM), Alexis Pedrão (PSOL), Almeida Lima (PRTB), Gilvani Santos (PSTU) e Juraci Nunes (PMB), que também disputaram o primeiro turno, ainda não se manifestaram sobre apoios para o segundo turno em Aracaju.

Confira os apoios já declarados pelos candidatos do primeiro turno a Edvaldo e Danielle no segundo turno em Aracaju:

Edvaldo Nogueira: Márcio Macêdo (PT, PROS, Rede) e Avante*, além da coligação formada por PDT, PCdoB, PSD, MDB, PV, PP, PSC, Solidariedade e Republicanos;
*O candidato do Avante, Lúcio Flávio, rejeitou apoio a Edvaldo. A aliança vem do partido.

Delegada Danielle: Paulo Márcio (DC), além da coligação formada por Cidadania, PSB, PSDB e PL;

Neutralidade: Rodrigo Valadares (PTB);

Não anunciaram: Georlize (DEM), Alexis Pedrão (PSOL), Almeida Lima (PRTB), Gilvani Santos (PSTU) e Juraci Nunes (PMB).

Leia mais:
PT e Pros oficializam voto em Edvaldo: ‘Aracaju não pode cair nas mãos dessa aventura que está posta”, diz Márcio
Avante confirma apoio a Edvaldo: ‘Era pretensão apoiar já no primeiro turno’, diz presidente da sigla
Rede anuncia apoio ao prefeito Edvaldo no segundo turno em Aracaju
Lúcio nega apoio a Edvaldo: ‘Um prefeito tão perverso e incompetente não merecia disputar o segundo turno’
Paulo Márcio declara apoio a Danielle Garcia no segundo turno em Aracaju



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso