Política


Pesquisas indicam partidos do Centrão com vantagem nas intenções de votos das principais capitais, diz jornal


Publicado 06 de outubro de 2020 às 10:43     Por Eduardo Costa     Foto Amira Hissa/Prefeitura de Belo Horizonte

As pesquisas Ibope de intenções de voto para prefeitos em 11 capitais do Brasil divulgadas nesta segunda-feira (5) indicam que os partidos do Centrão estão saindo em vantagem. Segundo o jornal O Globo, legendas fortes como o PT e o PSL, além de outras carregadas de bolsonaristas, até agora mostram dificuldades nos números.

Em quatro cidades, como Florianópolis (SC) com Gean Loureiro apresentando 44%, o DEM é quem lidera. Outro caso de partido do centro que vem forte é em Belo Horizonte (MG), onde Alexandre Kalil (PSD) lidera com 58% das intenções pela reeleição.

No lado de legendas mais progressistas, o PT não vem apresentando bons números, mas outros partidos acabam se destacando. É o caso do PSB, com João Campos liderando em Recife (PE) apresentando 23% das intenções contra 14% de Marília Arraes (PT). Já em São Paulo (SP), Márcio França (PSB) e Guilherme Boulos (PSOL) têm quase quatro vezes mais intenções de votos do que Jilmar Tatto (PT).

Ainda na esquerda, destacam-se candidaturas que conseguiram uma maior unidade local. Em Belém (PA), Edmilson Rodrigues (PSOL) lidera com 39%. E em Porto Alegre (RS), quem aparece na frente com 24% é Manoela D’Ávila (PCdoB), candidata a vice-presidente pelo PT em 2018.

Já entre o lado conservador, há um desafio para os candidatos chamados “novos bolsonaristas”, que surgiram com a popularidade de Jair Bolsonaro em 2018 e encaram candidatos mais conhecidos que tentam se vincular à imagem do presidente. É o caso do Rio de Janeiro (RJ) com Marcelo Crivella e de São Paulo com Celso Russomano, ambos do Republicanos.

Na próxima sexta-feira (9) inicia-se a campanha eleitoral em rádio e televisão para todo o Brasil. Dali para a frente, esses números podem mudar e trazer novos panoramas até novembro.

Leia mais:
Dois a cada três candidatos que disputaram eleições em 2016 mudaram de partido para 2020, diz jornal
Com crescimento de mais de 1.000%, PSL é o partido com mais candidatos nas eleições 2020 em Aracaju



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso