Política


TSE decidirá em agosto possível mudança de horário na votação para as Eleições 2020


Publicado 07 de agosto de 2020 às 11:43     Por Eduardo Costa     Foto Reprodução/TSE

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deverá decidir neste mês de agosto uma possível mudança de horário na votação para as Eleições Municipais de 2020. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (5) pelo presidente da Corte, ministro Luís Roberto Barroso, ao responder a questionamentos de jornalistas. O primeiro turno foi recentemente adiado para 15 de novembro, e o segundo para 29 de novembro.

Segundo Barroso, estudos estão sendo feitos para discutir uma provável ampliação do horário, evitando filas e aumentando a capacidade de distanciamento social por conta da pandemia. A consultoria está sendo realizada por técnicos do TSE em parceria com o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa). Algumas propostas tratam de a votação possivelmente acontecer das 8h às 20h, ou das 8h às 18h. Hoje, ela acontece das 8h às 17h.

“A expectativa é a de que possamos espaçar ao máximo o fluxo de eleitores, evitando filas e aglomerações”, disse o ministro Barroso. Além disso, ele pontuou que pode ser reservado o período das 8h às 11h para receber eleitores idosos e de grupo de risco.

Ainda haverá a possibilidade de enviar as informações do pedido de registro pela internet na madrugada entre a véspera do encerramento e a manhã do dia do encerramento, para reduzir o comparecimento pessoal aos cartórios. Mas como a Justiça Eleitoral espera o registro de cerca de 700 mil candidatos, o ministro pediu que os partidos não deixem para a última hora a apresentação dos registros de seus candidatos. Ela pode ser feita de forma on-line até 15 de setembro, véspera do encerramento do prazo. Já no dia 26 de setembro, os pedidos que não tiverem sido enviados pela internet deverão ser apresentados presencialmente nos cartórios eleitorais até as 19h.

De acordo com Barroso, é necessário estudar todas as regiões do Brasil e entender a situação da pandemia em cada lugar. Ele lembrou que o TSE tem feito reuniões periódicas com as três principais instituições sanitárias brasileiras (Fiocruz, Hospital Sírio Libanês e Hospital Albert Einstein), que apontam a possibilidade de diminuição da curva de contaminação a partir de setembro.

O presidente do TSE disse que ainda não é recomendado que se realizem comícios e eventos de campanha nas ruas. Ademais, estão sendo definidos protocolos e listas de equipamentos para os mesários, como máscara facial, álcool gel e face shield, além de marcadores adesivos no chão para o distanciamento social, papel toalha e álcool.

Ainda será lançada em agosto uma campanha de incentivo ao trabalho de mesário, veiculada no rádio, na televisão e na internet e com o médico Drauzio Varela como protagonista.

Leia mais:
Barroso veta biometria nas eleições para evitar aglomeração e fila em meio à pandemia
TSE não consegue comprar novas urnas e seções terão mais eleitores
Congresso promulga emenda que adia eleições municipais para novembro



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso