Política


Defesa de Lula começa a usar mensagens hackeadas de Moro e Lava-Jato para questionar processos


Publicado 11 de fevereiro de 2021 às 11:00     Por Eduardo Costa     Foto Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva já está começando a usar as mensagens hackeadas do ex-juiz Sergio Moro com procuradores da Lava-Jato em Curitiba (PR) para questionar processos judiciais. A informação é da colunista Mônica Bergamo, no jornal Folha de São Paulo.

Segundo a notícia, parte dos diálogos foi apresentada em uma ação na 13ª Vara Federal de Curitiba, que apura a doação de um terreno por parte da Odebrecht ao Instituto Lula, para a construção da nova sede da entidade.

A defesa de Lula diz que as conversas mostram que s procuradores receberam informações de autoridades da Suíça sobre dados da empreiteira “informalmente, de maneira clandestina e fora do processo”. Segundo eles, o FBI e a diplomacia dos Estados Unidos também colaboraram com as investigações.

Nesta semana, o colunista Jamil Chade, no UOL, informou que diálogos por mensagens entre representantes do Ministério Público Federal (MPF) indicavam que procuradores da Operação Lava-Jato anteciparam ao Ministério Público da Suíça nomes de suspeitos em casos de corrupção que depois fecharam acordos de delação premiada. Tal repasse teria sido retribuído com uma consulta de dez nomes por parte dos suíços, quase todos eles da cúpula da Odebrecht.

Leia mais:
Procuradores da Lava-Jato anteciparam ao MP da Suíça nomes de delatores da Odebrecht, diz site



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso