Política


Ao menos seis pré-candidatos estão na disputa pela prefeitura de Maruim


Publicado 18 de agosto de 2020 às 09:00     Por Eduardo Costa     Foto Reprodução/Google Street View

Ao menos seis pré-candidatos pretendem disputar a prefeitura de Maruim, na Grande Aracaju, nas eleições deste ano. O prefeito Jeferson Santana (MDB), que em 2016 foi o primeiro gestor a ser reeleito na história da cidade, não poderá concorrer a mais um mandato e deixará um sucessor.

O AjuNews buscou os prováveis candidatos ao pleito eleitoral. Disputam o maior posto do Executivo Municipal: Souza da Saúde, do partido do atual prefeito (MDB), Edileuza de Chile (PV), Guil Costa (Cidadania), Sérgio Vieira (PL), Silvano (PL) e Gilberto Maynart (PT).

O caso de Gilberto Maynart pode aguardar resposta da Justiça. O ex-prefeito aparece em uma lista feita pelo Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE-SE) e encaminhada à Justiça Federal. O documento é composto por gestores que tiveram contas rejeitadas durante a gestão. A lista está sob análise da Justiça e, caso algum político citado seja considerado irregular, é configurada improbidade administrativa.

Abaixo, breve perfil dos pré-candidatos:

Edileuza de Chile (PV): presidente do diretório estadual do PV na cidade. A candidatura era do seu esposo, o ex-vereador e candidato a prefeito Chile Rêgo. Mas Chile faleceu em junho, e Edileuza decidiu assumir o comando da chapa. Segundo informações locais, seu partido (PV) dialoga também com o PSB, que era o partido de Chile Rêgo.

Gilberto Maynart (PT): ex-prefeito de Maruim, venceu as eleições em 2008 e comandou a cidade de 2009 a 2012. Após deixar o cargo em 2013, retorna para tentar mais um mandato. De acordo com informações locais, o grupo do seu partido (PT) dialoga com o Podemos. Gilberto, porém, apareceu na lista já citada de pré-candidatos com contas rejeitadas pelo TCE-SE, o que pode inviabilizar a candidatura.

Guil Costa (Cidadania): ator e membro da diretoria Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado de Sergipe (SATED-SE), já foi diretor e secretário Municipal da Cultura em Maruim. Presidente do diretório municipal do Cidadania, já tem a chapa completa, encabeçada por ele e Marinês de Pedra Branquinha (PMN). Os partidos formam a base da chapa, que concorrerá pela primeira vez ao cargo.

Sérgio Vieira (PL): atualmente vereador em Maruim, foi secretário de Indústria e Comércio, e secretário da Cidadania, Segurança, Gestão de Trânsito e Defesa Civil. Candidato pelo PL, tem coligação formada com PDT e PSL (não só para a prefeitura de Maruim, mas também para candidatos à Câmara Municipal).

Silvano (PP): foi vereador em Maruim por três mandatos, além de outras duas vezes ter sido primeiro suplente. Em 2016 foi candidato a vice-prefeito na chapa de Chile Rego (segundo lugar). No PP, apoiou nas últimas eleições o deputado estadual Zezinho Sobral (Podemos) e o deputado federal Laércio Oliveira (PP). Afirmou estar dialogando com quase todos os outros candidatos da oposição que se apresentam.

Souza da Saúde (MDB): ex-secretário da Saúde de Maruim. Também já foi secretário de controle interno, de planejamento, diretor de arrecadação e divida ativa da prefeitura de Aracaju. Concorrerá a um cargo público pela primeira vez. Está sendo apoiado oficialmente por DEM e PSD, mas mantém contato com vários partidos visando a prefeitura de Maruim.

Leia mais:
Prefeito de Itaporanga d´Ajuda deve enfrentar dois nomes na disputa pelo Executivo Municipal
Laranjeiras: Disputa eleitoral envolve prefeito e mais três pré-candidatos com tradição política
São Cristóvão: Prefeito, vice, ex-gestor e outros nomes disputam comando do Executivo Municipal



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso