Política


Bolsonaro e assessores estudam plano B caso Arthur Lira não seja eleito presidente da Câmara


Publicado 07 de dezembro de 2020 às 16:03     Por Eduardo Costa     Foto Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) já pensa em um plano B caso o deputado federal Arthur Lira (Progressistas-AL) não seja eleito presidente da Câmara dos Deputados. Arthur é o líder do Centrão, grupo que cada vez mais se aproxima do Palácio do Planalto. A notícia é do portal iG.

Com a recente proibição do Supremo Tribunal Federal (STF) da reeleição do atual presidente, Rodrigo Maia (DEM-RJ), há uma disputa interna pela sucessão na gestão. A equipe do presidente entende que é necessária ter uma alternativa para rivalizar com Maia sem ter que fazer grandes concessões de ministérios na gestão.

Segundo o jornal Folha de São Paulo, Bolsonaro tem avaliado nomes junto aos seus assessores que poderiam agregar apoios na disputa. Foram defendidos internamente até mesmo dois ministros: Fábio Faria (PSD) das Comunicações; e Tereza Cristina (DEM) da Agricultura. Ambos são deputados e estão licenciados por conta dos cargos como ministros.

Os auxiliares do governo também falam em apoio ao presidente nacional do MDB, o deputado paulista Baleia Rossi. Ele faz parte do grupo de Rodrigo Maia, mas tem uma boa relação polícia com o chefe da Secretaria de Governo, ministro Luiz Eduardo Ramos, e pode ser atraído.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso