Política


Câmara de Aracaju esclarece registro de presença de vereadores durante pandemia


Publicado 21 de julho de 2020 às 11:46     Por Peu Moraes     Foto César de Oliveira / Câmara Municipal de Aracaju

Após afirmar ao AjuNews que a presença de vereadores nas sessões durante a pandemia de covid-19 não estava sendo disponibilizadas no Portal da Transparência da Câmara de Aracaju, a assessoria da Casa Legislativa procurou a reportagem e ressaltou que apesar disso, a computação de presença dos parlamentares municipais está sendo feita.

A assessoria explicou que alguns problemas técnicos oriundos da reforma na sede da Casa Legislativa, desde o mês de março, o painel com registros não tem ficado disponível para visualização, mas que o setor de Tecnologia da Informação (TI) tem computado tudo que acontece nas sessões.

“Os colegas de TI tê registrado todas as presenças dos vereadores durante as sessões extraordinárias, ordinárias e audiências públicas como houve na discussão da lei de diretrizes orçamentárias há cerca de duas semanas”, acrescentou.

Na reportagem publicada em 17 de junho, representantes da bancada governista e oposicionista defenderam seus blocos a respeito da falta de transparência na informação de registro de presença dos vereadores. Para o líder do governo da Câmara de Aracaju, Vinicius Porto (PDT), sempre tem a totalidade dos vereadores nas sessões. “Estamos com quórum alto, ou seja, sempre com a totalidade de vereadores”, disse.

Já o vereador de oposição Cabo Amintas (PSL), após ser questionado pela reportagem, cobrou mais informações durante a sessão remota ocorrida no último dia 15. Amintas pediu para usar a fala e questionou o Presidente da CMA sobre a disponibilidade da lista de frequência dos vereadores.

“Fui indagado pelo jornalista do ‘AjuNews’ sobre a frequência dos vereadores. Ele foi informado que não havia esse controle por problemas técnicos. Gostaria que o senhor presidente esclarecesse isso”, solicitou. O presidente da Casa informou que enviará a lista de frequência para o vereador.

Com a informação de que o setor de TI estaria registrando as presenças dos vereadores, a reportagem entrou em contato com o setor e recebeu a orientação que é preciso redigir um ofício de solicitação dirigido ao presidente da Casa Legislativa, com identificação e finalidade das informação. Ainda segundo, o setor após a autorização do presidente toda documentação é entregue impressa.

Editada às 15h02

Leia mais
Câmara de Aracaju não registra presença de vereadores durante pandemia
Câmara de Aracaju marca primeira sessão remota para próxima quarta (22)
Mais três vereadores cobram trabalhos por sessões virtuais na Câmara de Aracaju
“Não estou de férias! Não quero extraordinária, quero trabalhar”, cobra Didi



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso