Política


Congressistas sergipanos comemoram aprovação do uso emergencial da vacina contra covid-19


Publicado 17 de janeiro de 2021 às 17:40     Por Fernanda Sales     Foto Marcos Oliveira/Agência Senado

Deputados federais e senadores de Sergipe comemoraram a aprovação, neste domingo (17), do uso emergencial da Coronavac e da vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford e a farmacêutica AstraZeneca. De forma unânime, o uso emergencial foi aprovado por diretores da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em transmissão ao vivo.

O termo de compromisso assinado pelo Instituto Butantan precisa ser publicado no “Diário Oficial da União”, o que pode acontecer ainda neste domingo (17) em edição extra. De acordo com a Anvisa, o termo já está pronto e será enviado ao instituto para ser assinado e publicado assim que assinado.

Dentre os congressistas que se manifestaram sobre a aprovação do uso emergencial, estão os senadores Rogério Carvalho (PT) e Alessandro Vieira (Cidadania). Em publicação no Twitter, o petista afirmou que “este anúncio significa que neste momento, vencemos o negacionismo fatal propagado pelo presidente [Jair Bolsonaro]. O próximo passo agora é encontrar um caminho para garantir a vacinação para todos os brasileiros. E impedir que a desinformação continue! Vamos juntos nessa jornada”, escreveu Rogério.

Já o senador Alessandro destacou que a aprovação é uma vitória da ciência que salva vidas. “Parabéns para o Instituto Butantã, que honra a ciência brasileira e garante o início do processo de vacinação. Parabéns para a Anvisa, pelo trabalho de análise cuidadosa e célere. Chega de mentiras e ignorância homicida”, afirmou.

Os deputados federais Valdevan Noventa (PSC), Gustinho Ribeiro (Solidariedade), Fábio Reis (MDB) e Fábio Mitidieri (PSD) também comentaram a decisão da Anvisa.

“A Anvisa, de forma unânime, aprovou o uso emergencial das vacinas Coronavac e Oxford. A primeira brasileira já foi vacinada em São Paulo. Que felicidade”, escreveu no seu Twitter o deputado Fábio Reis.

Para Gustinho Ribeiro, a aprovação vai trazer mais esperança. “Breve voltaremos a normalidade das nossas vidas e encerraremos este sofrimento de vermos tantas pessoas morrendo, perdendo empregos e sem renda”, disse.

Fábio Mitidieri também destacou que a aprovação vai trazer “esperança de dias melhores”. E Valdevan afirmou que essa é uma data histórica para a saúde brasileira. “A Anvisa aprovou o uso emergencial das vacinas Coronavac e Oxford. Um orgulho da ciência brasileira, e dos cientistas do Butantan e da Fiocruz por esse importante trabalho ao longo desses meses. Temos uma vacina eficaz”, escreveu.

Leia mais:
Por unanimidade, Anvisa aprova uso emergencial das vacinas Coronavac e Oxford
Após aprovação da Anvisa, enfermeira de São Paulo é a primeira pessoa vacinada no Brasil



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso