Saúde


Após aprovação da Anvisa, enfermeira de São Paulo é a primeira pessoa vacinada no Brasil


Publicado 17 de janeiro de 2021 às 16:41     Por Fernanda Sales     Foto YouTube / Governo de São Paulo

A enfermeira Mônica Calazans, 54 anos, foi a primeira brasileira a ser vacinada contra a covid-19 no país. Ela recebeu a primeira dose vacina CoronaVac, do Instituto Butantan neste domingo (17), após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovar o uso emergencial da vacina produzida pelo Butantan em parceria com a chinesa Sinovac. Além disso, os diretores do órgão deram aval unânime para a utilização da Oxford/AstraZeneca, produzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). As informações são da Folha de São Paulo.

Ao lado dela, esteve presente o governador de São Paulo, João Doria, (PSDB). A enfermeira está há oito meses na linha de frente do combate ao coronavírus na UTI do Hospital Emílio Ribas, em São Paulo. Mônica é negra, moradora de Itaquera (zona leste), com perfil de alto risco para complicações da covid-19, pois é obesa, hipertensa e diabética.

De acordo com a publicação, ela foi vacinada pela enfermeira de Controle de Doenças e mestre de Saúde Coletiva pela Santa Casa de São Paulo, Jéssica Pires de Camargo. Depois de ser vacinada, ela recebeu um selo do governador João Doria (PSDB) com a frase: “Estou vacinada pelo Butantan”. “Não sabe o que isso significa para mim e todos os brasileiros”, disse, emocionada. Logo em seguida, o chefe do Executivo de São Paulo iniciou uma coletiva, nos Hospitais das Clínicas.

Em maio, ela se inscreveu para vagas de CTD (Contrato por Tempo Determinado) e escolheu trabalhar no Emílio Ribas, unidade no epicentro do combate à pandemia. Segundo ela, a vocação falou mais alto.

Mônica atuou como auxiliar de enfermagem durante 26 anos e resolveu fazer faculdade já mais velha. O diploma veio aos 47. “Quem cuida do outro tem que ter determinação e não pode ter medo. É lógico que eu tenho me cuidado muito a pandemia toda. Preciso estar saudável para poder me dedicar. Quem tem um dom de cuidar do outro sabe sentir a dor do outro e jamais o abandona,” contou Mônica.

Leia mais:
Por unanimidade, Anvisa aprova uso emergencial das vacinas Coronavac e Oxford



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso