Política


“É a redenção do sertão sergipano”, diz Fábio Mitidieri sobre ordem de serviço para construção do Canal Xingó


Publicado 23 de abril de 2021 às 10:59     Por Fernanda Souto, Fernanda Salles e Larissa Barros     Foto Larissa Barros/ AjuNews

O deputado federal Fábio Mitidieri (PSD) afirmou em entrevista ao AjuNews que a ordem de serviço para o projeto do Canal de Xingó trará “a redenção do sertão sergipano”. A declaração foi feita na solenidade que acontece nesta sexta-feira (23), na sede da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), no bairro Jardins, Zona Sul de Aracaju.

“Mais um passo para a realização desse sonho do povo sertanejo, que é o canal de Xingó. É um projeto que pode ser a redenção do nosso sertão, que vai trazer a agricultura irrigada, a união da produtividade agrícola na região e transformando a realidade do sertão sergipano”, disse o parlamentar.

Segundo Mitidieri, a partir desta sexta (23), o projeto terá 400 dias para ser entregue, e a partir daí os primeiros quilómetros do Canal serão executados. “Espero que através do projeto executivo nós possamos hoje dar início verdadeiramente à construção do projeto do Canal de Xingó”, frisou.

Questionado pela reportagem sobre a importância da Codevasf na execução do projeto, o deputado ressaltou o trabalho das gestões em frente a Companhia, em Sergipe. “A Codevasf é a grande mãe desse projeto. Várias gestões ajudaram até a chegada do presidente Marcos, que também vem fazendo um grande trabalho, sucedendo outro grande presidente, que era César Mandarino”, disse.

Estão presentes no ato de assinatura o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, o diretor-presidente da Codevasf, Marcelo Moreira, e o superintendente regional da Codevasf de Sergipe, Marcos Alves Filho. A ordem de serviço é para a elaboração do projeto executivo dos primeiros 50 km do Canal de Xingó, correspondentes ao Lote I da Fase I. A Fase I é dividida em duas partes e tem extensão total de 114 km, com captação no Reservatório de Paulo Afonso IV e extensão até o local do antigo Reservatório R-5, em Poço Redondo.

Leia mais:
‘Um sonho dos sergipanos e do ex-governador João Alves Filho’, diz Ana Alves sobre assinatura da ordem de serviço para construção do Canal Xingó
Ordem de serviço para projeto do Canal de Xingó será emitida pelo governo federal nesta sexta (23)
Marcos Alves destaca empenho de Maria do Carmo para realização do Canal de Xingó e apoio dos parlamentares sergipanos
Marcos Alves Filho destaca implantação do canal Xingó como uma das prioridades de sua gestão na Codevasf



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso