Política


Edvaldo diz que não fez licitação de transporte público porque “precisava reorganizar a cidade primeiro”


Publicado 26 de novembro de 2020 às 09:20     Por Fernanda Sales     Foto Ana Lícia Menezes / Prefeitura de Aracaju

O atual prefeito de Aracaju e candidato à reeleição Edvaldo Nogueira (PDT) explicou o motivo de ainda não ter feito licitação do transporte público na capital sergipana. Segundo o gestor, o procedimento precisa ser feito através do Consórcio Metropolitano de Transporte Público da Grande Aracaju, incluindo as cidades de São Cristóvão, Barra do Coqueiros e Nossa Senhora do Socorro. Sobre o assunto, o prefeito destacou que várias reuniões do consórcio foram realizadas, mas que foi preciso “reorganizar a cidade primeiro” e deixar uma boa estrutura para atrair empresas para participar da licitação. A afirmação foi feita durante entrevista na Fan FM, nesta quinta-feira (26).

“Sobre a licitação do transporte público, as pessoas mostram que não tem capacidade de governar a cidade. Hoje não é possível fazer a licitação só em Aracaju, só pode fazer licitação por meio de um consórcio. […] Desde 2016 que foi aprovada essa legislação, nós já fizemos várias reuniões desse consórcio. Mas o que é que tem antes da licitação, aquilo que já falei, para que a gente possa fazer a licitação a cidade tem que ter atrativo para trazer as empresas. Você não pode fazer licitação se não tem corredores de transportes organizados, se não tem terminais organizados, se não tem aquilo que exige uma licitação de transporte. Então foi isso que nós passamos os quatro anos fazendo”, explicou o prefeito.

Edvaldo afirmou ainda que nos próximos quatro anos, se for reeleito, irá fazer a licitação em consenso com os prefeitos das outras cidades do consórcio. “Tudo isso tem que envolver as outras quatro cidades. Não é uma coisa simples de ser construída, mas eu vou fazer a licitação próximo ano. Não fiz esse ano, porque a prioridade foi reconstruir a cidade. A cidade precisava ser reconstruída, retomar o seu progresso e desenvolvimento. Então, fizemos isso primeiro, arrumamos a casa, reconstruímos a cidade, agora vamos fazer as questões do avanço da nossa cidade”, frisou o candidato à reeleição.

A licitação do transporte público definirá as empresas que vão explorar as linhas urbanas na região da Grande Aracaju, além de estabelecer regras claras sobre idade da frota, critérios para reajuste de tarifa e, consequentemente, melhoria da prestação do serviço ao cidadão.

Plano diretor
Outro tema destacado durante a entrevista foi a situação do Plano Diretor de Aracaju. “Em 2012, encaminhei o novo plano para cidade e foi aprovado até terceira votação, o prefeito que entrou retirou o projeto da Câmara e colocou na prefeitura e ficou discutindo, quando cheguei na prefeitura, peguei o plano diretor e nós precisamos atualizá-lo, inclusive incluir a área de expansão da cidade. Precisamos fazer as atualizações. E esse ano, que seriam realizadas as assembleias, as audiências públicas sobre o plano diretor, veio a pandemia e adiamos para ano que vem, mas se Deus quiser, em 2021, no máximo 2022, enviaremos o plano diretor”, afirmou.

Debates
Questionado sobre a não participação dos debates neste segundo turno das eleições municipais, Edvaldo destacou que foi “atacado” durante à eleição e que “foi alvo de fake news”. “Não respondi [aos ataques] e nem vou responder, não vou cair em provocação, em respeito à população. […] E não participei dos debates em virtude disso. Não vou porque não seria debate, o debate já teve, em minha campanha todo dia apresentei propostas, cada um teve tempo de apresentar suas propostas e ideias. O debate não seria para isso, serão debates agressivos e a população não merece esse tipo de debate”, finalizou.

Leia mais:
Edvaldo rebate oposição por críticas sobre licitação do transporte público e defende reestruturação na mobilidade
Edvaldo confirma ausência no debate da TV Sergipe, e emissora exibirá entrevista com Danielle



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso