Política


Em comemoração após decisão de Fachin, Lula se reúne com advogados e pede calma aos correligionários, diz revista


Publicado 08 de março de 2021 às 17:43     Por Peu Moraes     Foto José Cruz/ Agência Brasil

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teria ficado surpreso ao saber pela imprensa da decisão do ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), que anula suas condenações na Operação Lava Jato. As informações foram publicadas pela revista Veja, nesta segunda-feira (8).

De acordo com reportagem, surpreso, Lula pediu à equipe do advogado Cristiano Zanin Martins, que atua no caso desde o princípio, que analise cada detalhe do texto. Ele também pediu cautela aos correligionários até entender exatamente o que a decisão significa.

Lula quer compreender melhor as implicações do ato do ministro. A primeira análise é a de que ele pode ter sido também uma forma de Fachin dar sobrevida à Lava Jato, já que ela deve tornar sem efeito o recurso do petista que pede a suspeição do então juiz Sergio Moro, como os processos que tiveram a participação de Moro não valem mais, não faz mais sentido discutir os atos praticados pelo ex-magistrado.

O petista comemorou a decisão, por telefone, com um de seus amigos mais próximos, o presidente do Instituto Lula, Paulo Okamotto, e se reuniu com advogados para discutir o caso. “A decisão do ministro é surpreendente a essa altura do campeonato, até porque ele sempre defendeu a Lava Jato.

É uma decisão importante em nossa luta para conseguir a absolvição do Lula. Mas é o seguinte: o cara passou 500 dias na cadeia, foi tirado do processo eleitoral e vai ficar por isso mesmo?”, disse Okamotto, por telefone, a VEJA.

“Queremos que seja reconhecida nossa tese de perseguição política, de suspeição do [ex-juiz Sergio] Moro e da força-tarefa da Lava Jato”, completou Okamotto.

Leia mais:
PGR vai recorrer após Fachin anular condenações de Lula
Fachin anula todas condenações contra Lula e ex-presidente se torna elegível para 2022
‘Enfim, a Justiça’, diz Rogério Carvalho após decisão de Fachin que anulou condenações de Lula na Operação Lava-Jato



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso