Política


‘Não cabe ao Senado fazer investigação de prefeitos e governadores; o regimento não permite”, diz Rogério Carvalho


Publicado 13 de abril de 2021 às 07:58     Por Fernanda Sales     Foto Jefferson Rudy/Agência Senado

O líder do PT no Senado, Rogério Carvalho, afirmou nesta segunda-feira (12) que “não cabe ao Senado fazer a investigação de prefeitos e governadores”. Segundo o senador, o regimento da Casa Parlamentar não permite. A declaração foi feita durante entrevista ao programa Boa Noite 247 ao ser questionado sobre a mudança de objeto da CPI da Covid-19 e sobre a divulgação da conversa entre Jorge Kajuru (Cidadania-GO) e o presidente Jair Bolsonaro.

Ainda durante a entrevista, Rogério criticou a iniciativa dos senadores Jorge Kajuru e Alessandro Vieira (Cidadania-SE) que, para ele, apresentaram outras intenções com este pedido de ampliação do objeto da CPI. “ Eu acho um desserviço. É uma iniciativa de um bloco que se diz independente, mas sempre está ao lado de Bolsonaro”, disse.

A denúncia feita pelo senador Flávio Bolsonaro (sem partido) ao Conselho de Ética sobre uma possível quebra de decoro do senador Jorge Kajuru (Cidadania-GO) para o senador Rogério Carvalho “é um jogo de cena”. Até porque “de repente, pode entrar na pauta também as denúncias contra o Flávio Bolsonaro. ”

Para tornar público os crimes cometidos pelo presidente Bolsonaro, o senador Rogério acha que a CPI da Covid deve ter seguimento no Senado Federal. “Na prática, o que precisamos avaliar nesta CPI é se ele (Bolsonaro) colocou em prática a tese de imunidade de rebanho. Bolsonaro agiu intencionalmente para expor os brasileiros à contaminação e à imunidade natural”, afirmou.

Como o presidente do Senado Federal deve informar nos próximos dias o início da CPI da Covid, o senador Rogério Carvalho antecipou aos internautas do Brasil 247 quem pode ser o relator. “Há uma aposta no Renan Calheiros (MDB-AL). O desespero do governo é que isso vai fugir do controle deles”, pontuou. Carvalho conta ainda que vai ser o suplente do senador Humberto Costa (PT-PE) que vai ser o parlamentar do PT titular nesta Comissão.

O parlamentar fez ainda uma avaliação sobre o ministro Nunes Marques ser o possível relator do pedido de impeachment do ministro Alexandre de Moraes no STF. “Eu não acredito que Nunes Marques vá obrigar o presidente do Senado Rodrigo Pacheco (DEM-MG) a abrir esse processo de impeachment. Se isso acontecer, os pedidos de impeachment contra o Bolsonaro terão que ser abertos. O Nunes Marques não vai abrir este perigoso precedente”, finalizou.

Leia mais:
Rogério Carvalho afirma que senadores estariam combinando jogo com Bolsonaro para “sabotar CPI da covid”
Alessandro Vieira quer ampliar investigações da CPI da covid para Estados e Municípios
‘CPI é essencial para corrigir erros e identificar culpados no combate à pandemia’, declara Alessandro Vieira
Ministro do STF determina que Senado instaure a CPI da Pandemia



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso