Política


Rogério Carvalho integrará CPI da Covid-19 no Senado


Publicado 14 de abril de 2021 às 07:53     Por Fernanda Sales     Foto Viola Jr/Agência Senado

O líder do PT no Senado, Rogério Carvalho, integrará a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19. Representando o Partido dos Trabalhadores na CPI, o parlamentar será o suplente. O titular será o senador Humberto Costa.

A CPI, solicitada pelos senadores do Cidadania, Alessandro Vieira (SE) e Jorge Kajuru (GO), tem o objetivo de investigar as ações e possíveis omissões do Governo Federal na pandemia.

Segundo o parlamentar, o compromisso é ajudar a revelar as causas que provocaram a expansão da pandemia e tantas mortes. “Temos um palpite que precisa ser confirmado: houve a intenção do presidente em estimular as pessoas a se expuserem para adquirir imunidade naturalmente. Isso é um crime!”, afirmou o senador sergipano sobre a CPI.

De acordo com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM – MG), a CPI também vai fiscalizar recursos da União repassados a estados e municípios. Conforme tinha antecipado o senador Rogério, temas de competência constitucional atribuídas aos estados, ao Distrito Federal e a municípios serão excluídos da CPI.

“Defendemos que qualquer suspeita de irregularidade, seja de quem for, inclusive prefeitos e governadores, seja rigorosamente investigada e apurada, mas, em uma democracia, há leis e regras que precisam sem cumpridas. Por isso, a instalação de CPIs contra governadores e prefeitos, quando necessárias, devem ocorrer de acordo com os ritos das câmaras legislativas municipais e estaduais”, informou.

“Não há previsão legal para que o Senado investigue governadores e prefeitos. E, como é de conhecimento público, compete aos agentes do estado, inclusive senadores da República, atuarem exclusivamente dentro dos parâmetros estabelecidos em Lei”, acrescentou o senador.

Leia mais:
‘Não cabe ao Senado fazer investigação de prefeitos e governadores; o regimento não permite”, diz Rogério Carvalho
Senador diz ter assinaturas para ampliar investigação da CPI da Covid
Rogério Carvalho afirma que senadores estariam combinando jogo com Bolsonaro para “sabotar CPI da covid”
Alessandro Vieira quer ampliar investigações da CPI da covid para Estados e Municípios
‘CPI é essencial para corrigir erros e identificar culpados no combate à pandemia’, declara Alessandro Vieira
Ministro do STF determina que Senado instaure a CPI da Pandemia



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso