Saúde


Sergipe recebe primeira remessa de vacinas pediátricas com 14,6 mil doses


Publicado 14 de janeiro de 2022 às 17:14     Por Fernanda Souto     Foto Divulgação/ SES

Sergipe recebeu a primeira remessa de vacinas pediátricas da Pfizer contra a covid-19 com 14,6 mil doses, na tarde desta sexta-feira (14). De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), os imunizantes enviados pelo Ministério da Saúde representam apenas 6% do necessário para imunizar todo o público-alvo, que é de aproximadamente 240 mil crianças.

Os primeiros grupos a receberem as doses pediátricas em Sergipe serão: índios aldeados, as crianças com deficiência permanente e com comorbidade (Síndrome de Down, autismo, doenças neurológicas e outras). As vacinas serão distribuídas para os municípios neste sábado (15).

Essas vacinas destinadas às crianças além de apresentarem rotulagem específica, de cor alaranjada, também possuem uma dosagem menor. A enfermeira de imunização da SES, Ana Lira, reforça que as vacinas são seguras e salienta a necessidade da imunização. “Precisamos deixar claro que a vacina para ser autorizada pela Anvisa é um imunizante que já terminou a fase de testes. O que iremos aplicar agora não é uma vacina teste, é um imunizante que já foi comprovado que é seguro, eficaz e que não tem efeitos adversos graves. Os pais ou responsáveis pelas crianças de 5 a 11 anos devem ter a tranquilidade e a segurança que precisamos vacinar as nossas crianças. A Covid está entre as 10 doenças que mais matam crianças, então precisamos imunizar esse público”, destacou Ana Lira.

A SES orienta os pais e responsáveis das crianças a ficarem atentos às informações divulgadas pelos municípios em suas redes sociais. Em caso de dúvida, os usuários também podem procurar as Unidades Básicas de Sáude (UBSs) para obter informações.

Dose de reforço
Além das doses pediátricas, também chegaram nesta tarde, 15,5 mil doses do imunizante Janssen e 78.390 doses da Pfizer. Essas remessas serão destinadas para a aplicação da dose de reforço.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso