A 13ª edição do Tamo Junto Aracaju reuniu, neste sábado, 7, serviços gratuitos de saúde, assistência e cidadania no Japãozinho. A Segurança e Cidadania ofereceu orientações sobre proteção às mulheres e defesa do consumidor.
A Prefeitura de Aracaju realizou neste sábado, 7, a 13ª edição do Tamo Junto Aracaju, no bairro Japãozinho. A iniciativa ocorreu na Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) José Augusto Arantes Savazini e reuniu serviços gratuitos de saúde, assistência e cidadania, com o objetivo de aproximar a gestão municipal da população e facilitar o acesso aos serviços públicos.
Entre os órgãos participantes esteve a Secretaria Municipal da Segurança e Cidadania (SSM), que levou à comunidade ações desenvolvidas pela Guarda Municipal de Aracaju (GMA), por meio da Patrulha Maria da Penha, pela Coordenadoria Executiva de Enfrentamento e Combate à Violência contra a Mulher (Coevim) e pelo Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Aracaju). A participação dos setores reforçou o compromisso da gestão municipal com a garantia de direitos, a prevenção da violência, a proteção das mulheres e a orientação dos consumidores.
Durante a programação, os moradores tiveram acesso a informações, esclarecimentos e orientações sobre os serviços disponibilizados pela Prefeitura. Para o secretário interino da Segurança e Cidadania, Gibram Augusto Santos, a participação da SSM fortaleceu a aproximação entre os serviços municipais e a população, ampliando o acesso à informação e às políticas públicas de proteção e cidadania.
“A participação da Secretaria em ações como o Tamo Junto é fundamental para aproximar nossos serviços da população. Por meio da Guarda Municipal, da Patrulha Maria da Penha, da Coevim e do Procon, conseguimos levar orientação, acolhimento e informação diretamente às comunidades. É uma oportunidade de mostrar que a segurança e a cidadania também se constroem com prevenção, diálogo e garantia de direitos”, destacou.
A Patrulha Maria da Penha, grupamento especializado da GMA, participou da programação com orientações sobre violência doméstica e familiar, esclarecimentos acerca das medidas protetivas de urgência e informações sobre os mecanismos de proteção disponíveis no município. Durante a ação, a equipe realizou atividades de orientação e acolhimento, distribuiu materiais informativos e apresentou às mulheres os caminhos para buscar ajuda e acessar a rede de atendimento.
Para a coordenadora da Patrulha Maria da Penha, subinspetora Sabrina Smith, a presença da equipe no Tamo Junto representou uma oportunidade de aproximar o serviço da população e ampliar o alcance das ações preventivas. “Estar presente nas comunidades é fundamental para que as mulheres conheçam seus direitos e saibam que não estão sozinhas diante de situações de violência. A Patrulha Maria da Penha trabalha diariamente na proteção e no acompanhamento das mulheres, mas também tem um papel importante na prevenção. Por meio dessas ações, conseguimos orientar, acolher e mostrar os caminhos para buscar ajuda e romper o ciclo da violência”, destacou.
A Coevim também participou da ação, com foco na conscientização e na prevenção da violência contra a mulher.
Siga o AjuNews e entre no nosso grupo de notícias de Aracaju.










