O Hospital São Lucas, em Aracaju, registrou 110% de taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusivos para pacientes com covid-19, em Sergipe, no período entre sábado (9) e este domingo (10), segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Os hospitais São José, Unimed e a Maternidade Nossa Senhora de Lourdes registraram ocupação máxima no mesmo período. A taxa da rede pública foi de 70,8% e a da rede particular 72%.
No estado, 122.594 pessoas foram diagnosticadas com o vírus e 2.574 morreram em decorrência da doença, segundo dados divulgados pela SES, neste domingo (10). Ao todo, 262 pessoas estão internadas com covid-19 em leitos públicos e 137 em leitos da rede particular em Sergipe.
De acordo com o levantamento, os hospitais da rede pública que estão com os maiores índices de ocupação são: Maternidade Nossa Senhora de Lourdes e Hospital São José (100%); Hospital João Alves Filho (92,1%); Hospital da Polícia Militar (83,3%); Hospital Universitário Lagarto e Hospital Nossa Senhora da Conceição (80%).
Já na rede particular, os hospitais com maiores taxas de ocupação são: Hospital São Lucas-Adulto (110%); Unimed (100%); Hospital Cirurgia-Ipes (90%); Hospital Primavera (85%); Hospital e Maternidade Santa Helena e Hospital São Lucas-Pediátrico (50%); Hospital Renascença (45,5%); Hospital Gabriel Soares-Adulto (25%).
Dos 195 leitos de UTI que foram disponibilizados na rede de saúde pública, 138 estão ocupados (70,8%). Dos 184 de enfermaria, 124 estão sendo utilizados (67,4%). Dos 82 leitos de UTI na rede particular, 59 estão ocupados (72%). Dos 116 de enfermaria, 78 estão sendo utilizados (67,2%).
O governador de Sergipe, Belivaldo Chagas (PSD), afirmou nesta segunda-feira (11), que o aumento no número de casos e pessoas internadas com covid-19 no estado é “preocupante” e pediu a colaboração da população. A declaração foi dada durante entrevista à rádio Fan FM.
“O que nos preocupa é que há constante pessoas internadas. O relatório de ontem informou 399 pacientes internados e já estamos com 2.574 óbitos, infelizmente. Esse número é preocupante. Inclusive se agravou muito na área infantil. A Maternidade Nossa Senhora de Lourdes passou a viver um momento com várias crianças e mães contaminadas. Pela primeira vez na pandemia vi a Maternidade Santa Helena, que é da rede privada, abrir leito de UTI. O que preocupa é isso, o volume de pessoas aumentando nas UTIs e enfermarias. Na rede pública com 124 pacientes na enfermaria e 138 em UTIs. E na rede privada 59 em UTI e 78 em enfermaria é preocupante”, ressaltou.
Na quinta-feira (7), Belivaldo anunciou que o estado vai seguir as medidas restritivas adotadas desde o dia 15 de dezembro, em relação a redução da ocupação de bares, restaurantes e similares, que continuará sendo de 50%. A capacidade para realização de eventos também segue reduzida em 50%. A decisão aconteceu após analisar juntamente com o Comitê Técnico-Científico e de Atividades Especiais (Ctcae) a situação da pandemia da covid-19 em Sergipe.
Leia mais:
‘O plano de vacinação da covid-19 para Sergipe está pronto, mas depende da quantidade de vacinas a receber’, afirma Belivaldo
Sergipe segue com redução de 50% da ocupação permitida em bares e restaurantes
Siga o AjuNews e entre no nosso grupo de notícias de Aracaju.









