Política
‘Um sonho dos sergipanos e do ex-governador João Alves Filho’, diz Ana Alves sobre assinatura da ordem de serviço para construção do Canal Xingó
A jornalista e filha do ex-governador de Sergipe, João Alves Filho (em memória), Ana Alves afirmou que a assinatura da ordem de serviço para inicio das obras para construção do projeto do Canal do Xingó, no Sertão sergipano, é um sonho dos sergipanos e do ex-governador. A solenidade que acontece nesta sexta-feira (23), na sede da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), no bairro Jardins, Zona Sul de Aracaju. O ato de assinatura será restrito por causa da pandemia do novo coronavírus (covid-19) e em respeito do decreto estadual que proíbe eventos em todo estado de Sergipe.
‘Uma notícia maravilhosa, estou muito feliz, emocionada, o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, estará em Aracaju para assinar a ordem de serviço que dará início a construção do Projeto Canal Xingó, um sonho dos sergipanos e do ex-governador João Alves Filho, o Negão, João da Água, João Coragem, projeto este que mudará toda região do nosso sertão, levando desenvolvimento, progresso, irrigação, vários projetos de água e cuidando também da nossa ecologia e bacia leiteira daquela região, será um marco futurista para os sertanejos”, escreveu nas redes sociais, nesta quinta-feira (22).
Ana também ressaltou que o projeto só poderá ser realizado, pois a senadora Maria do Carmo Alves (DEM) garantiu o valor da emenda que faltava para iniciar a licitação da obra, além de agradecer a ministros do Governo Federal e ao presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido). “Recentemente, estive em Propriá com o presidente Bolsonaro, General Heleno e em Brasília, fui recebida pelos ministro Tarcísio, General Ramos e Rogério Marinho que vai assina a ordem de serviço. Vocês podem conferir o que escrevo, nas postagens já realizadas aqui no meu Instagram. Tenho certeza que amanhã serei tomada por um misto de emoções, pois a alegria e emoção serão incontroláveis. Para realizar um sonho é preciso dar o primeiro passo, foi dada a largada. Agradecer ao presidente Bolsonaro e toda sua equipe pelo tratamento recebido e pelo início das obras do Canal Xingó”, concluiu.
Estarão presentes no ato de assinatura o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, o diretor-presidente da Codevasf, Marcelo Moreira, e o superintendente regional da Codevasf de Sergipe, Marcos Alves Filho. A ordem de serviço é para a elaboração do projeto executivo dos primeiros 50 km do Canal de Xingó, correspondentes ao Lote I da Fase I. A Fase I é dividida em duas partes e tem extensão total de 114 km, com captação no Reservatório de Paulo Afonso IV e extensão até o local do antigo Reservatório R-5, em Poço Redondo.
Leia mais:
Ordem de serviço para projeto do Canal de Xingó será emitida pelo governo federal nesta sexta (23)
Marcos Alves destaca empenho de Maria do Carmo para realização do Canal de Xingó e apoio dos parlamentares sergipanos
Marcos Alves Filho destaca implantação do canal Xingó como uma das prioridades de sua gestão na Codevasf
Leia os termos de uso