Cidades


Vídeo: Fiscal da prefeitura aplica ‘gravata’ em ambulante irregular na Rodoviária Velha


Publicado 25 de março de 2020 às 12:38     Por Redação AjuNews     Foto Reprodução

Um vendedor ambulante que comercializava irregularmente frutas, na Rodoviária Velha, em Aracaju, na manhã desta quarta-feira (25), foi imobilizado por um agente da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) ao tentar impedir que a mercadoria fosse levada. Nas imagens enviadas por um leitor do AjuNews é possível ver que o homem foi imobilizado com um golpe conhecido como ‘gravata’ após tentar atingir um fiscal. O ato causou revolta em outros vendedores que impediram a continuação da agressão.

Procurada pela reportagem, a prefeitura informou que “não compactua com atos de violência e entende que não é pela força que irá enfrentar a crise provocada pela Covid-19” e acrescentou que o ato foi “uma ação isolada”. Ainda de acordo com o Município, a Emsurb vai convocar a equipe que atuou na ação ocorrida na Praça João XXIII, para tomar as devidas providências.

Segundo o Executivo Municipal, o ambulante que aparece em vídeo foi comunicado, ainda na terça-feira (24), sobre a impossibilidade de vender seus produtos naquela área, em cumprimento do decreto governamental que proíbe comércio ambulante em todo o estado. Não atendendo, recebeu a notificação e, mesmo assim, não seguiu as orientações.

A prefeitura também informou que a “equipe de fiscalização retornou ao local e, durante várias horas, tentou convencê-lo, pacificamente, a se retirar do local, que reagiu, provocando a apreensão do material na manhã desta quarta”. A mercadoria do vendedor está sob responsabilidade da Emsurb para que ele possa recuperá-la.

O Executivo Municipal ressaltou que “lamenta o uso político da situação e repudia qualquer tentativa de enfraquecimento das medidas estabelecidas para o combate ao coronavírus”. “A gestão prioriza o diálogo e convencimento da população e apela ao bom senso mesmo para aqueles que precisam comercializar os seus produtos. As medidas tomadas pela Prefeitura foram estabelecidas para salvar vidas, inclusive das pessoas que atuam na comercialização”, disse a prefeitura em nota.

Leia mais
Feiras livres em Aracaju são suspensas e passageiros em aeroporto serão monitorados; confira outras medidas
Prefeitura monitora temperatura de passageiros no aeroporto de Aracaju
Após redução da frota, usuários reclamam de ônibus lotados em Aracaju

 

 



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso