Mundo


Hong Kong veta temporariamente importação de frango de frigorífico brasileiro


Publicado 19 de agosto de 2020 às 08:24     Por Peu Moraes     Foto Arquivo / Agência Brasil

A ex-colônia britânica Hong Kong, localizado no sudeste da China, vetou temporariamente a importação de frango do frigorífico brasileiro Aurora, localizado em Santa Catarina. As informações foram publicadas pela Agência Brasil, nesta terça-feira (18). O Ministério da Agricultura brasileiro divulgou que recebeu o comunicado oficial confirmando a medida.

Ainda de acordo com o Ministério, a suspensão tem caráter temporário. Não foi informado, entretanto, qual será o tempo de vigência. Por meio de sua assessoria, a pasta informou que irá responder aos questionamentos das autoridades de Hong Kong. A medida ocorreu após um lote de frango do frigorífico Aurora ser apontado por chineses como contaminado pelo coronavírus. A alegação foi feita pela prefeitura de Shenzhen, na província de Guandong.

No dia 14, as Filipinas anunciaram a suspensão da importação de frango brasileiro. De acordo com o Departamento de Agricultura das Filipinas, a medida é transitória, mas não foi estabelecido prazo fixo ou limite para a vigência da proibição. O Ministério da Agricultura anunciou no dia 13 que pediria explicações à China sobre o episódio. Em nota, o órgão afirmou que não há comprovação científica de transmissão da covid-19 por alimentos congelados.

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) também divulgou nota informando estar analisando a alegação de identificação “de traços de vírus em embalagem de produto de origem brasileira”. No texto, a entidade argumentou que ainda não está claro em que momento teria havido a eventual contaminação. A reportagem entrou em contato com o frigorífico Aurora, cuja assessoria respondeu que não se pronunciaria no momento.

Leia mais
Filipinas proíbem importação de frango do Brasil por medo do coronavírus
Frango importado do Brasil para China testa positivo para covid-19, segundo autoridades locais
Associação Brasileira diz que coronavírus encontrado em frango na China estava na embalagem



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso