Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
sábado, 18 jul 2026
AjuNews
  • Home
  • Últimas Notícias
  • Sergipe
    • Alese
    • Aracaju
  • Brasil
    • Cidades
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
    • Entretenimento
  • Esportes
  • Meio Ambiente
  • Mundo
  • Polícia
  • Política
  • Saúde
  • Sobre
  • Termos de Uso
Reading: Empresárias fluminenses são premiadas por ações de inclusão racial no comércio exterior
Compartilhar
Font ResizerAa
AjuNewsAjuNews
Buscar
  • Home
  • Últimas Notícias
  • Sergipe
    • Alese
    • Aracaju
  • Brasil
    • Cidades
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
    • Entretenimento
  • Esportes
  • Meio Ambiente
  • Mundo
  • Polícia
  • Política
  • Saúde
  • Sobre
  • Termos de Uso
Siga-nos
Economia

Empresárias fluminenses são premiadas por ações de inclusão racial no comércio exterior

Robson Alves
Publicado: 03/07/2026
Compartilhar
empres rias fluminenses s o premiadas por a es de inclus o r 20260703
Compartilhar

A valorização da diversidade como estratégia de negócios rendeu destaque nacional a duas empresas cariocas na 2ª edição do Prêmio de Inclusão e Diversidade Racial no Comércio Exterior. Divulgado em 12/06, o resultado reconheceu iniciativas que ampliaram oportunidades para profissionais negros em posições estratégicas e consolidaram políticas internas de equidade.

Realizado em parceria pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e pelo Ministério da Igualdade Racial, o prêmio analisou 72 inscrições de todo o país. Sete companhias, espalhadas por cinco regiões, alcançaram pontuação de excelência. No estado do Rio de Janeiro, foram contempladas a The Class Professional, do segmento de cosméticos capilares, e a Dani Embalagens Plásticas, especializada em soluções para o setor alimentício.

Fundadora e diretora-executiva da The Class Professional, a cosmetóloga e terapeuta capilar Cátia Lins começou a empreender, em 2016, a partir da própria dificuldade de encontrar produtos adequados aos seus cachos. Ela transformou o problema pessoal em oportunidade de mercado ao unir ciência e educação para valorizar a estética afro-brasileira.

“Quando decidimos trabalhar com cabelos crespos e cacheados, não falávamos só de estética. Discutíamos identidade, autoestima e pertencimento, temas historicamente negligenciados pela indústria”, explicou Cátia.

O modelo de negócios da marca está ancorado em três pilares: desenvolvimento de produtos específicos, capacitação profissional e geração de renda. Cursos de formação e atualização técnica, realizados em parceria com salões parceiros, já formaram centenas de cabeleireiros, muitos deles mulheres negras que agora lideram seus próprios empreendimentos.

A Dani Embalagens Plásticas ganhou visibilidade por implementar metas claras de promoção interna e por treinar equipes diversas desde a linha de produção até os cargos de gestão. A iniciativa foi inspirada na trajetória familiar da diretora Danielle Caldas, cujo pai montou a primeira fábrica na cozinha da garagem da avó.

“Nunca enxergamos as pessoas pela cor da pele, gênero ou idade. Observamos caráter, vontade de aprender e potencial de crescimento”, afirmou a empresária.

Na companhia, 100% dos atuais líderes começaram em posições operacionais. O plano de carreira inclui programas de mentoria, trilhas de capacitação e canais confidenciais para denúncias de assédio, todos formalizados em regulamento interno.

“É motivo de orgulho dizer que nossos gestores foram preparados dentro de casa. Isso fortalece a cultura de respeito e o senso de pertencimento”, completou Danielle.

Os vencedores puderam escolher entre duas modalidades de premiação: agenda de negócios internacional personalizada ou participação em promoção comercial organizada pela ApexBrasil. Ambas as opções visam impulsionar a presença de empresas lideradas por mulheres e pessoas negras em mercados externos.

O reconhecimento integra o Programa Raízes Comex, criado após estudo que identificou a sub-representação de mulheres e negros na liderança de empresas exportadoras. A iniciativa busca corrigir gargalos históricos por meio de mentorias, capacitações e acesso facilitado a feiras e rodadas de negócios fora do país.

“É prioridade promover um desenvolvimento econômico com justiça racial, posicionando o Brasil em melhores condições de crescimento de forma justa e igualitária”, destacou a ministra da Igualdade Racial, Rachel Barros.

Com a premiação, The Class Professional e Dani Embalagens Plásticas reforçam a mensagem de que inclusão não é apenas compromisso social, mas também diferencial competitivo capaz de ampliar mercados, estimular a inovação e fortalecer cadeias produtivas. O resultado sinaliza ainda que práticas consistentes de diversidade vêm conquistando espaço no comércio exterior brasileiro.

📡
Não deixe o algoritmo decidir o que você vê.

Siga o AjuNews e entre no nosso grupo de notícias de Aracaju.

Grupo no WhatsAppInstagramFacebook
Compartilhe este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Threads Email Copy Link Print
PUBLICIDADE

Você Pode Gostar

fraudes financeiras crescem 10 no 1 semestre ap s novas regr 20260718
Economia

Fraudes financeiras crescem 10% no 1º semestre após novas regras do Banco Central

18/07/2026
durigan descarta retalia o e avalia reciprocidade a tarifa d 20260717
Economia

Durigan descarta retaliação e avalia reciprocidade a tarifa de 25% dos EUA

17/07/2026
ibc br aponta alta de 0 1 na atividade econ mica em maio diz 20260717
Economia

IBC-Br aponta alta de 0,1% na atividade econômica em maio, diz BC

17/07/2026
tarifas dos eua atingem r 39 6 bi em exporta es e afetam for 20260717
Economia

Tarifas dos EUA atingem R$ 39,6 bi em exportações e afetam forte São Paulo e SC

17/07/2026

Sobre nós

O AjuNews é um portal de notícias sergipano, criado em janeiro de 2020, com foco em informar de forma ágil e confiável sobre Sergipe, o Brasil e o mundo. Cobrimos temas como política, economia, saúde, segurança, cultura e esportes.

Institucional

  • Quem somos
  • Política de Privacidade
  • Anuncie

Contato

  • contato@ajunews.com.br
  • Aracaju - SE

Mais Lidas nos últimos dias

EUA confirmam 2 mortos na Jordânia e acusam Irã de ampliar ataques a civis no Golfo
Irã executa homem condenado por morte de agente nos protestos de 2022
Casal dono de hospital morre após queda de avião em Palmas; piloto fica grave
Secretaria da Segurança leva serviços de cidadania ao bairro Soledade em Aracaju
Fundat promove cidadania e emprego na 9ª edição do Tamo Junto Aracaju
© Copyright 2025. Todos os Direitos Reservados - Feito com ❤ por R2 Sites