Política


Defesa de Flávio Bolsonaro pede troca dos promotores no caso das rachadinhas, diz jornal


Publicado 06 de agosto de 2020 às 14:23     Por Eduardo Costa     Foto Tânia Rêgo/Agência Brasil

A defesa do senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) pediu ao Conselho Nacional do Ministério Público a troca dos promotores que investigam o caso das “rachadinhas” em seu antigo gabinete na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro. A informação é do jornal Folha de S. Paulo.

Segundo a Folha, os advogados de Flávio argumentam que o Ministério Público desrespeitou a regra do promotor natural do caso ao manter os membros do Gaecc (Grupo de Atuação Especializada de Combate à Corrupção) comandando a apuração, mesmo após ter recebido concessão de foro especial. A defesa, com isso, pede que o caso seja conduzido por um procurador de Justiça. O Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ) já foi notificado.

Flávio é investigado por peculato, lavagem de dinheiro e organização criminosa no esquema das “rachadinhas”. Ele consiste na devolução de salários dos assessores ao parlamentar, e segundo investigações, teria sido comandado pelo seu ex-assessor Fabrício Queiroz.

De acordo com o jornal, o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) concedeu foro especial a Flávio Bolsonaro em junho, por entender que ele tinha direito já que era deputado estadual à época. Na Justiça, os processos saíram da 27ª Vara Criminal (do juiz Fábio Itabaiana) para o Órgão Especial, com 25 desembargadores.

Flávio Bolsonaro ainda tenta invalidar os atos autorizados por Fábio Itabaiana, o que anularia as provas conseguidas por quebra de sigilo bancário e fiscal. Foi desta forma, por exemplo, que o MP-RJ descobriu que Fabrício Queiroz pagou despesas pessoas de Flávio com dinheiro vivo.

Em entrevista ao jornal O Globo nesta semana, o filho do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse que Queiroz eventualmente teria feito pagamentos, mas sempre com dinheiro próprio de fonte lícita.

Leia mais:
Flávio Bolsonaro defende flexibilização da economia e diz que Paulo Guedes vai ter que “arrumar mais um dinheirinho”
Pela primeira vez, Flávio Bolsonaro admite que Fabrício Queiroz pagou suas contas pessoais
Em depoimento, Fabrício Queiroz diz que deu ‘satisfação’ a Flávio Bolsonaro sobre ‘rachadinha’



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso