Política


Após repercussão negativa, líder do governo na Câmara esclarece ausência na votação do PL da Visibilidade Trans


Publicado 18 de junho de 2021 às 09:50     Por Peu Moraes     Foto Agência CMA

Líder do governo na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), professor Bittencourt (PCdoB) emitiu posicionamento sobre sua ausência na votação do projeto de Lei (PL) que previa incluir o Dia e a Semana da Visibilidade Trans na última semana do mês de janeiro, incluído o dia 29, no Calendário Oficial de Eventos da Cidade de Aracaju, na quarta-feira (16). O projeto foi recusado por oito votos contra, sete favoráveis e duas abstenções.

Embora no dia de votação foram verificadas abstenções e outras faltas, a ausência de Bittencourt chamou atenção, uma vez que, a bandeira partidária levantada pelo parlamentar luta por direitos e respeito a comunidade LGBTQIA+. Na nota enviada aos veículos de imprensa, o edi esclarece que estava de atestado médico e por isso não participou da sessão. Contudo, no mesmo posicionamento é revelado que no dia anterior, o mesmo esteve assistindo a sessão na CMA sem participar das discussões e votações. Logo, é notório que existia a possibilidade do líder de orientar sua base pela aprovação do PL.

“Na última quarta-feira, 16, o vereador Professor Bittencourt (PCdoB) não participou da sessão on-line da Câmara Municipal de Aracaju (CMA). Por questões de saúde e mediante apresentação de atestado médico, o vereador esteve ausente na sessão deliberativa. Nesse mesmo dia, houve a votação do Projeto de Lei de n°07/2021 de autoria da vereadora Linda Brasil (PSOL) que incluía a semana da visibilidade trans, sempre na última semana do mês de janeiro, integrando o dia 29 de janeiro no calendário oficial de eventos da cidade de Aracaju. O PL foi rejeitado em primeira votação por oito votos contra, sete a favor e duas abstenções”, diz um trecho da nota que chegou ao AjuNews através do colega de imprensa Nélio Miguel do site Imprensa 24.

Ao leitor do AjuNews, pedimos que ao “portal de notícias” nos próximos parágrafos interprete como site AjuNews, pois foi este veículo que publicou sobre a ausência do vereador na sessão. “A não participação do parlamentar na sessão, cujo mesmo justificou falta com atestado médico, gerou uma interpretação negativa e equivocada por parte de um portal de notícias do estado, informando que o vereador saiu pela tangente e o voto do mesmo “poderia ter empatado o placar da votação”. Vale ressaltar que o vereador não foi o único parlamentar que estava ausente na sessão”, acrescentou.

“Eu não fui o único que faltou na sessão. Faltei porque estava com atestado médico, inclusive na sessão do dia anterior informei que apenas estaria ali presente, mas não iria me manifestar porque não estava bem de saúde. Por qual motivação eu me esquivaria de uma votação como essa? Eu votaria contrário se estivesse presente? Estranho essa manifestação tão direcionada do portal expressando uma opinião política clara”, disse o parlamentar na nota.

Ao logo da nota, Bittencourt destaca sua trajetória política em defendeu a pauta LGBTQIA+, assim como participou e realizou diversas ações voltadas para a temática. A última ação aconteceu no dia 17 de maio, o vereador lançou uma campanha virtual de combate à LGBTQIFobia, o que reforça que parlamentar sempre abraçou e levantou a bandeira em favor do fim de qualquer discriminação LGBTQIA+, assim como reforça o seu respeito aos direitos das livres orientações sexuais e identidades de gêneros.

“Em todos os espaços institucionais ou políticos que passei sempre tratei dessa temática. Quando fui Secretário de Estado de Direitos Humanos fiz seminários, realizei a Conferência Estadual LGBTQIA+, participei da Conferência Nacional LGBTQIA+. Quando fui Secretário da Assistência Social fiz seminários sobre essa temática para os servidores da casa, participei diversas vezes da parada LGBTQIA+, e na última, inclusive, fui lá e discursei em nome da Prefeitura Municipal de Aracaju. Em outras edições, discursei na parada LGBTQIA+ como Secretário de Estado de Direitos Humanos. Desde o primeiro ano do mandato eu tenho realizado campanhas tratando desse tema. Portanto, o público que me conhece e os meus eleitores sabem dessas ações. Por qual motivo eu estaria me esquivando ou me escondendo para não votar?”, questionou o parlamentar.

Para Bittencourt, a intenção da matéria divulgada no portal de notícias não é informar, mas “fazer eco a pensamentos políticos que, sob o nosso ponto de vista, são completamente despreocupados com o tema e agora fingem ter interesse nisso”.

Em resposta ao questionamento presente na matéria, o vereador conclui: “o site também fala que se eu estivesse presente o resultado poderia ser outro, mas a preocupação do resultado deve ser de quem propõe o projeto. Quem propõe o projeto precisa conversar com os vereadores, articular, construir um consenso com os vereadores, é isso que eu faço quando apresento meus projetos. Acho uma manifestação absolutamente desconexa, equivocada e de nítido teor político direcionado, que nós sabemos de onde vem e qual a intenção. A intenção não é de discutir, muito menos informar”, finalizou.

Posicionamento da direção de Comunicação do site AjuNews, este veículo reconhece e parabeniza o parlamentar pela sua trajetória política em favor da comunidade LGBTQIA+, conforme o mesmo citou e publicamos na íntegra. Ao questionamento levantado pelo vereador, não cabe ao veículo responder, uma vez que, não fazemos juízo de valor e apenas noticiamos os fatos. O “eco” que fazemos são dos comentários que recebemos nas redes sociais dos leitores que buscaram saber os faltosos e como votou cada parlamentar.

O AjuNews sempre esteve e estará presente para noticiar os fatos e buscar posicionamentos dos citados. No caso em questão, buscamos a justificativa do citado através da assessoria de comunicação e a colocamos na íntegra. Caso tenha havia ruído, talvez possa ter sido entre assessor e assessorado, ou assessorado com imprensa, por não saber apresentar explicações. Como prova da nossa imparcialidade ao final desta matéria iremos colocamos todos os links relacionados ao vereador para mostrar que elogiamos quando necessário e criticamos em pauta de ausência.

Leia mais:
“Aracaju não terá o terceiro turno que alguns gostariam que houvesse”, diz Bittencourt sobre possível convocação de Edvaldo para CPI
Vereador Bittencourt afirma que PL de Remissão do IPTU vai beneficiar quem mais precisa em Aracaju
Bittencourt avalia oposição e situação na Câmara de Aracaju: “quero estabelecer uma relação respeitosa”
Vereador Bittencourt cobra publicação de relatório da Comissão da Verdade
‘O racismo é uma expressão de burrice, arrogância e estupidez’, avalia professor Bittencourt



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso