Política


Após vazamento de relatório com dados de opositores, Ministério da Justiça troca chefia de diretoria


Publicado 05 de agosto de 2020 às 07:00     Por Eduardo Costa     Foto Geraldo Magela/Agência Senado

O Ministério da Justiça, comandado por André Mendonça, trocou a chefia da Diretoria de Inteligência da Secretaria de Operações Integradas (Seopi) nesta segunda-feira (3). A informação foi inicialmente divulgada pelo jornalista Gerson Camarotti, da TV Globo, e publicada na madrugada de terça-feira (4) no Diário Oficial da União. Até então, Gilson Libório era o diretor do órgão e ainda não tem substituto.

Nos últimos dias, foi aberta uma sindicância pela corregedoria do Ministério da Justiça para apurar a existência de um relatório sobre opositores do governo. No fim de julho, o portal UOL obteve uma lista em caráter sigiloso da Seopi com mais de 500 servidores públicos identificados como integrantes do movimento antifascismo e opositores do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). No dossiê constam nomes e, em alguns casos, fotografias e endereços de redes sociais das pessoas monitoradas.

De acordo com Gerson Camarotti, o Ministério da Justiça vê a exoneração como uma forma de dar transparência à investigação. O ministro André Mendonça já havia dito no último domingo (2) à GloboNews que iria determinar a apuração do caso.

Leia mais:
‘Não admito perseguição a grupo de qualquer natureza’, diz ministro da Justiça
Moro rebate Bolsonaro e diz que faltou apoio do presidente na criação de uma agenda anticrime e anticorrupção
Procuradoria pede ao STJ que restabeleça prisão preventiva de Queiroz e de sua mulher



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso