Política


Bolsonaro diz que Ford não falou a “verdade” sobre saída do Brasil: “Quer subsídios”


Publicado 12 de janeiro de 2021 às 14:31     Por Roberta Cesar     Foto Marcelo Camargo / Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou durante conversa com apoiadores que a fabricante de automóveis Ford não “falou a verdade” sobre o fechamento de suas fábricas no país. Para o presidente, a empresa queria subsídios para continuar produzindo veículos no Brasil. As informações foram publicadas pelo Uol, nesta terça-feira (12).

“Mas o que a Ford quer? Faltou a Ford dizer a verdade, né? Querem subsídios. Vocês querem que eu continue dando R$ 20 bilhões para eles como fizemos nos últimos anos? Dinheiro de vocês, impostos de vocês, para fabricar carro aqui? Não. Perdeu a concorrência. Lamento”, disse Bolsonaro.

De acordo com a fabricante, a decisão da empresa faz parte de uma reestruturação global e também no mercado sul-americano. Além disso, a Ford ainda argumentou que a pandemia de covid-19 “ampliou a persistente capacidade ociosa da indústria e a redução das vendas, resultando em anos de perdas significativas”.

Ainda na oportunidade, Bolsonaro afirmou que encara a decisão da montadora como consequência da concorrência com outras empresas do ramo. O presidente também destacou que lamenta a estimativa de pelo menos 5 mil funcionários demitidos.

“Há três anos, a Ford anunciou que não ia mais produzir carro de passeio nos Estados Unidos. A falta de ambiente de negócios, na verdade, eles tiveram subsídios nossos ao longo dos últimos anos de R$ 20 bilhões. Queriam renovar subsídio para fazer carro para vender. Agora, tem a concorrência também… Chinesa, entre outras. Saiu porque, em um ambiente de negócio, quando você não tem lucro, você fecha”, disse o presidente. Procurada pela reportagem, a Ford informou que não vai se manifestar sobre as declarações de Bolsonaro.

Leia mais:
Trabalhadores da Ford fazem protesto contra fechamento de fábrica na Bahia
No Brasil há mais de um século, Ford encerra produção de veículos no país
Após saída da Ford do Brasil, Ministério pede avanço de reformas para manter fábricas no país
João Daniel diz que saída da Ford do Brasil ‘demonstra a falta de compromisso’ do governo Bolsonaro



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso