Economia


Trabalhadores da Ford fazem protesto contra fechamento de fábrica na Bahia


Publicado 12 de janeiro de 2021 às 12:24     Por Fernanda Sales     Foto Reprodução / Redes Sociais

Os trabalhadores da Ford, que anunciou nesta segunda-feira (11) o encerramento da produção de veículos em suas fábricas no Brasil, protestaram nesta terça-feira (12) contra o fechamento da fábrica em Camaçari, região metropolitana de Salvador, na Bahia. As informações são do Correio da Bahia.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos da Bahia, Júlio Bonfim, são 8 mil trabalhadores diretos afetados e, com as empresas de auto-peças, o número pode chegar a 12 mil. Apesar disso, segundo a publicação, a Ford anunciou que apenas cinco mil trabalhadores serão demitidos em toda América do Sul. “Os trabalhadores rodoviários vão ficar sem emprego. O pessoal da limpeza, da vigilância, do lanche vão ficar sem emprego. E a Ford tem a cara de pau de dizer que só são cinco mil trabalhadores afetados para amenizar a carnificina que está sendo feita”, disse Bonfim ao jornal.

O presidente do sindicato informou ainda que durante uma reunião com o presidente da Ford na América do Sul, a empresa divulgou que a decisão de encerramento da produção foi tomada por causa da instabilidade econômica do país.

No comunicado divulgado à imprensa, a Ford ressaltou que vai parar de produzir no Brasil, mas continuará no mercado nacional, importando veículos como a nova picape Ranger, a Transit e outros modelos, além dos planos de lançar diversos novos veículos conectados e eletrificados. A empresa destacou que a pandemia de covid-19 ampliou a capacidade ociosa de suas fábricas e a queda nas vendas, que já persistia por alguns anos.

No país desde 1919, a fabricante de automóveis manterá apenas o Centro de Desenvolvimento de Produto, na Bahia, o campo de provas e sua sede administrativa para a América do Sul, ambos em São Paulo.

Leia mais:
No Brasil há mais de um século, Ford encerra produção de veículos no país
Após saída da Ford do Brasil, Ministério pede avanço de reformas para manter fábricas no país



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso