Política


Kitty Lima aponta ‘inércia’ do Governo de Sergipe contra a pandemia e cobra novamente a CPI na Alese


Publicado 09 de junho de 2021 às 13:25     Por Fernanda Sales     Foto Jadilson Simões / Assembleia Legislativa de Sergipe

Deputada estadual e líder da oposição na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), Kitty Lima (Cidadania) alertou sobre o elevado número de vítimas da Covid-19 durante o mês de maio em Sergipe, criticando o Governo do Estado de “inércia”. A parlamentar utilizou a tribuna na Casa Legislativa nesta terça-feira (8), para fazer e cobrar providências às autoridades competentes para ações mais ostensivas contra a pandemia.

De acordo com dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES), em maio, o mês mais letal da pandemia em Sergipe, 817 sergipanos perderam a vida em decorrência da Covid-19, fazendo com que o mês ficasse conhecido como ‘Maio Letal’.

“Estamos vendo a pandemia se agravar em todos os sentidos e as perguntas que fazemos são, o que o governo tem feito para evitar essas mortes? Qual foi a atitude do governo na assistência à saúde das pessoas que buscam atendimento médico e se deparam com hospitais lotados e sem leitos para internamento de UTI? São perguntas que eu preciso que meus colegas deputados me ajudem a fazer em busca de respostas, já que a atual gestão não tem mostrado um trabalho com resultados positivos”, questionou Kitty.

Segundo a deputada, durante os dois meses mais mortais da pandemia no estado o número de leitos de UTI variou entre 220 e 233 nesses 60 dias. “O número de leitos não acompanhou o número de pacientes que precisavam de internamento. Cadê os hospitais de campanha, cadê os novos leitos para atender a população? No último dia 05, por exemplo, tínhamos 224 leitos de UTI e 74 pessoas aguardando vaga para internamento. Eram 74 famílias desesperadas em conseguir atendimento e, infelizmente, o governo não atuou de forma eficaz para abrir novos leitos e reduzir a fila de espera”, denunciou.

CPI da Covid-19
Durante seu pronunciamento, a líder da oposição na Alese voltou cobrar a implementação da CPI da Covid na Alese. De acordo com Kitty Lima, ainda falta uma assinatura para que o requerimento possa ser protocolado e o processo de criação da comissão seja iniciado na Casa.

“Ainda está faltando uma assinatura para que a gente possa dar início à investigação da aplicação dos recursos federais encaminhados a Sergipe e a gestão da maior crise sanitária em nosso estado”, colocou.

A deputada explicou ainda que a urgência para instaurar a CPI tem como foco entender o que o Governo do Estado fez, está fazendo e pretende fazer no combate a esse vírus.

Leia mais:
“Este jogo de empurra é um jogo assassino”, diz deputada Kitty Lima ao cobrar CPI em Sergipe
Sete deputados já assinaram requerimento para instalação da CPI da Covid-19 na Alese
Deputados de oposição recolhem assinaturas para instalação de CPI da Covid-19 em Sergipe



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso