Política


Sete deputados já assinaram requerimento para instalação da CPI da Covid-19 na Alese


Publicado 06 de maio de 2021 às 12:21     Por Fernanda Sales     Foto Jadilson Simões / Assembleia Legislativa de Sergipe

Sete deputados estaduais já assinaram o requerimento para a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19 na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), faltando agora apenas uma assinatura para a instalação. Ao todo, são necessárias oito assinaturas, um terço do total de parlamentares.

Ao AjuNews, a assessoria da deputada e líder da oposição na Alese, Kitty Lima, informou que sete assinaturas já estão confirmadas, mas até o momento, apenas seis deputados divulgaram publicamente que apoiam a CPI. Um dos parlamentares ainda irá informar, através de sua assessoria de comunicação, que já assinou o requerimento.

Os deputados que divulgaram apoio à CPI são: Kitty Lima, Samuel Carvalho e Georgeo Passos, ambos do Cidadania; Rodrigo Valadares (PTB); Gilmar Carvalho (PSC) e Iran Barbosa (PT).

O deputado Iran Barbosa anunciou o apoio nesta quarta-feira (5), após realizar uma “criteriosa análise política e jurídica” sobre a CPI. “Primeiro, os fundamentos constitucionais para a instalação da CPI foram preenchidos. No tocante ao prazo, 120 dias, defendo que poderia ser menor, tendo em vista que uma CPI nacional definiu 90 dias para a sua atuação, o que, por comparação, leva-nos a crer que uma CPI de caráter local deve propor seu funcionamento por um período menos abrangente. Mas, aí não reside a essência do debate. Isso não é impeditivo para eu assinar o requerimento. Sobre a apuração dos fatos determinados, em relação à, primeira parte do que está apresentado, entendo que apurar as ações e omissões do governo do Estado no enfrentamento da pandemia, coincide com a mesma questão levantada na CPI nacional, para a qual já há manifestação favorável do Supremo Tribunal Federal. Aqui não há, portanto, o que questionar”, afirmou o deputado.

Leia mais:
Deputados Gilmar Carvalho e Rodrigo Valadares assinarão a favor da CPI da Covid-19 em Sergipe
“Quem não deve, não teme”, afirma Valadares Filho sobre a CPI da Covid-19 em Sergipe
Lúcio Flávio apoia instalação de CPI da covid-19 em Sergipe: “Ajuda muito a quem não tem nada a temer”
Deputados de oposição recolhem assinaturas para instalação de CPI da Covid-19 em Sergipe
“Não queremos CPI de ôba ôba, nem de pré-julgamento”, diz Georgeo Passos sobre instalação da CPI da Covid em Sergipe
‘A CPI não pode ser um trampolim de discurso político para servir de palanque”, declara André Moura



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso