Política


Deputados Gilmar Carvalho e Rodrigo Valadares assinarão a favor da CPI da Covid-19 em Sergipe


Publicado 05 de maio de 2021 às 07:50     Por Fernanda Sales     Foto Jadilson Simões / Assembleia Legislativa de Sergipe

Os deputados estaduais Gilmar Carvalho (PSC) e Rodrigo Valadares (PTB) declararam nesta terça-feira (4) que vão assinar favorável à instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19 na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese). Composta por cinco titulares e cinco suplentes, a CPI precisa de oito assinaturas favoráveis, no mínimo, para que possa ser instalada, com prazo de duração de 120 dias.

O objetivo da comissão é investigar ações do Governo de Sergipe no combate à pandemia do novo coronavírus, especialmente quanto à aplicação dos recursos originalmente destinados a esse fim e da compra de respiradores via Consórcio Nordeste.

Os deputados do Cidadania, Georgeo Passos, Kitty Lima e Dr. Samuel Carvalho foram os que tiveram a iniciativa para instalar a comissão e vem buscando diálogo com os demais parlamentares. Até o momento, faltam três assinaturas.

Gilmar Carvalho ocupou a tribuna durante a sessão na Alese para anunciar que será favorável, destacando ainda que propôs ajuste do requerimento, para que seja incluído na investigação o “Chamado fura fila” que tem acontecido em vários lugares, inclusive em Aracaju. “Assim como muitos colegas, tenho pensado muito sobre essa questão da CPI da Covid. Qualquer investigação teria minha participação logo de cara. Todos Sabem que tenho defeitos, mas tenho uma qualidade que é de participar de qualquer investigação. Independente do ajuste proposto acontecer, minha assinatura está garantida”, ressaltou o parlamentar.

Rodrigo Valadares informou o seu posicionamento em suas redes sociais. Para o deputado, essa será uma comissão que tem como principal e único objetivo a investigação. “Todos sabem que somos oposição ao governo do Estado, mas essa CPI tem, para mim, como objeto principal investigar, de maneira despolitizada, os recursos federais enviados para Sergipe, que foram mais de bilhões de reais, investigar a questão dos fura-filas e dos respiradores do contrato com o Consórcio Nordeste, onde Sergipe tomou um prejuízo de mais de 5 milhões e nada foi resolvido, investigar o estoque de vacinas que o governo disse que fez e várias outras questões”, destacou.

Já o deputado Capitão Samuel (PSL) se posicionou nesta terça (4) contrário à CPI, afirmando que várias CPIs propostas no país inteiro, não chegaram a lugar nenhum. “Temos o exemplo da CPI da Pedofilia, que assinei e não chegou a resultado prático para a população. Não assino a CPI da Covid por não acreditar e por entender que o papel do Ministério Público e da polícia é investigar. Mas cabe à cada um seguir a orientação dos eleitores e da sua consciência”, afirmou.

Leia mais:
“Quem não deve, não teme”, afirma Valadares Filho sobre a CPI da Covid-19 em Sergipe
Lúcio Flávio apoia instalação de CPI da covid-19 em Sergipe: “Ajuda muito a quem não tem nada a temer”
Deputados de oposição recolhem assinaturas para instalação de CPI da Covid-19 em Sergipe
“Não queremos CPI de ôba ôba, nem de pré-julgamento”, diz Georgeo Passos sobre instalação da CPI da Covid em Sergipe
‘A CPI não pode ser um trampolim de discurso político para servir de palanque”, declara André Moura



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso