Economia
Prorrogação do auxílio emergencial vai ser decidida nesta semana, afirma Bolsonaro
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou, nesta segunda-feira (18), que o governo deve prorrogar o auxílio emergencial. De acordo com o chefe do Executivo federal, a questão será resolvida ainda nesta semana. O benefício está previsto para acabar em novembro deste ano.
Segundo Bolsonaro, a ajuda financeira é essencial para a população desempregada, que sofreu com a pandemia do novo coronavírus (covid-19). “O mundo todo tem uma inflação acima do esperado”, afirmou. “Se não fosse o auxílio, aqueles com empregos informais teriam passado necessidades terríveis.”
O presidente explica que a extensão do auxílio tem como objetivo dar dignidade às pessoas contempladas. “O ideal seria que não tivesse nada, que todo mundo tivesse o ganha-pão, todo mundo tivesse empregado, mas as consequências da pandemia agravaram a questão”, argumentou.
Outra frente do governo federal para ajudar população é o Auxílio Brasil, substituto do Bolsa Família. As parcelas devem chegar a R$ 300 por mês. A informação foi confirmada pelo ministro da Cidadania, João Roma, em entrevista à TV Brasil. Ao todo, 17 milhões de pessoas receberão o benefício.
Ainda de acordo com o presidente da República, a questão do aumento do preço do diesel também está na pauta. As declarações foram dadas durante o lançamento da Jornada das Águas, projeto do Ministério do Desenvolvimento Regional para ações de preservação de recursos hídricos. O evento aconteceu na cidade mineira de São Roque de Minas.
Leia mais
Substituto do Bolsa Família deve beneficiar 17 milhões de brasileiros
Leia os termos de uso