Saúde
Com alto índice de casos de chikungunya, sete municípios sergipanos recebem carro fumacê a partir desta segunda (25)
Por causa dos índices elevados da presença do mosquito Aedes Aegypti, e, principalmente do número de casos de chikungunya, os municípios sergipanos de Porto da Folha, Itabi, Boquim, Japoatã, Maruim, Arauá e Aracaju recebem a atuação do carro fumacê, a partir desta segunda-feira (25).
Em Aracaju, o carro fumacê irá atuar em 10 bairros, começando nesta segunda (25), pelo Salgado Filho, São José, Santa Maria, Farolândia, 18 do Forte e Ponto Novo, e no próximo dia 11 no Santo Antônio, Palestina, Japãozinho e Jabotiana, segundo informou a gerente do Núcleo de Endemias da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Sidney Sá, acrescentando que o trabalho será executado em um ciclo de quatro semanas, quando o inseticida será lançado em áreas urbana e rural dos municípios.
De acordo com Sidney Sá, a depender do tamanho do território, o carro fumacê fica de segunda a sexta-feira para cobrir todas as áreas de maior incidência do mosquito, como ocorreu no ciclo anterior, quando 13 municípios receberam o reforço no combate ao vetor. Salienta a gerente que o inseticida mata o Aedes em sua fase adulta, de forma que o carro fumacê não substitui o trabalho dos agentes de endemias que é focado na identificação e destruição dos criadouros do inseto.
A gerente do Núcleo de Endemias da SES alerta para que as famílias não deixem crianças nas ruas durante a atuação do carro fumacê para evitar que elas corram atrás dos veículos, desse modo evitando acidentes e incidentes, considerando que o inseticida é um veneno. “Pedimos às famílias que deixem portas e janelas abertas no momento da passagem do fumacê para que possamos alcançar o maior número possível de Aedes”, concluiu.
Leia os termos de uso