Brasil


Sobe para 18 o número de mortos pelas enchentes no Sul da Bahia


Publicado 26 de dezembro de 2021 às 17:00     Por Redação AjuNews     Foto Reprodução/ Terra Querida Jussiape BA

O governo da Bahia confirmou, neste domingo (26), a 18ª morte provocada pelas enchentes que atingem o sul do estado desde novembro. Segundo o governador do estado, Rui Costa (PT), 37 dos 417 municípios do estado têm comunidades inteiras debaixo d’água.

A  morte confirmada foi a do dono de balsa Olivan Alves Mota, de 60 anos, que se afogou no Rio das Contas, em Aureliano leal, no Sul do estado. Rompimentos de barragem ocorreram em Vitória da Conquista, na noite de sábado (25), e Jussiape, na Chapada Diamantina, na manhã deste domingo. Moradores foram orientados a deixar suas casas.

“Acabei de receber novo levantamento e temos, neste momento, 37 cidades fortemente atingidas pelas chuvas. Visitei Itabuna e Itajuípe e as imagens são muito fortes. Na história recente da Bahia, não lembro de tragédia tão grande”, disse Rui costa. Na capital Salvador, moradores dos bairros Castelo Branco e Sete de Abril foram orientados a deixar as suas casas na noite de sábado por conta do risco de desabamento de imóveis e deslizamentos de terra.

Ajuda
Uma equipe do Grupamento Tático Aéreo (GTA) de Sergipe foi enviada, neste domingo (26), para dar apoio aos municípios baianos afetados pelas fortes chuvas que atinge o Sul do estado. De acordo com a Defesa Civil da Bahia, já são quase 4,2 mil desabrigados e mais de 11,2 estão sem casa.

O envio da tropa, composta por dois bombeiros e outros dois policiais militares, decolou na manhã deste domingo do aeroporto de Aracaju em direção a Ilhéus, onde foi montada uma base de apoio. O efetivo ficará na Bahia pelo tempo que for necessário. Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP-SE), a medida foi uma recomendação do governador Belivaldo Chagas (PSD).



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso