Saúde
Sergipe confirma dez mortes pela Influenza H3N2 nesta quinta (30)
O estado de Sergipe registrou dez mortes pela gripe Influenza H3N2, nesta quinta-feira (30). De acordo com a Secretária da Saúde, Mércia Feitosa, os casos estavam em investigação. A primeira vítima registrada pelo novo vírus foi uma mulher de 36 anos, moradora de Aracaju, que sofria de bronquite asmática.
“Alguns óbitos já estavam em investigação e veio a confirmação de Influenza A H3N2, os outros óbitos não foram subtipados, ou seja, eles são de influenza A, mas ainda não sabemos se são do subtipo H3N2. O perfil dos óbitos são de idosos com comorbidades (hipertensos, cardiopatas asmáticos)”, afirmou durante entrevista coletiva.
Segundo a secretária, a maioria dos casos registrados no estado são de pessoas entre 20 e 29 anos, sendo pacientes que apresentam sintomas leves da doença. Até o momento, elas representam 27,7% dos casos positivos até o momento
“Desde o início falamos que a maioria dos casos apresentam sintomas leves, 90% dos atendimentos que tem nos hospitais são de sintomas gripais leves, que é atendido, tratado e referenciado para casa, sob observação ou sob orientação de, se casos se agravar, retornar. Nós temos que começar a separar isso, a síndrome respiratória aguda grave necessita de uma internação, a síndrome gripal leve pode ser acompanhada na Unidade Básica de Saúde e monitorada dentro do próprio domicílio”, destacou Mércia.
Leia os termos de uso