Cidades


Síndromes gripais: Mais de 1,8 mil pessoas foram atendidas em Aracaju durante final de semana


Publicado 03 de janeiro de 2022 às 19:10     Por Redação AjuNews     Foto Divulgação/ SMS

As unidades hospitalares que funcionaram para atender os casos de síndromes gripais durante o feriado e final de semana de réveillon, em Aracaju, realizaram 1.896 atendimentos neste período. Foram mantidos os funcionamentos das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Cândida Alves, localizada no bairro Santo Antônio, e Augusto Franco, na Farolândia; e as portas de urgência dos hospitais municipais da Zona Sul e Zona Norte.

A abertura das unidades teve como objetivo reduzir a procura de atendimentos de síndromes gripais nos dois hospitais municipais de Aracaju. Nessas duas unidades, além da avaliação médica, os pacientes tiveram acesso a testagem e dispensação de medicamentos.

“Reforçamos que os quadros mais leves de síndromes gripais devem ser tratados nas Unidades Básicas de Saúde, para que nossa rede de urgência e emergência tenha um bom fluxo, acolhendo e tratando os casos mais delicados. A partir desta segunda-feira [3], todas as UBSs retornam o atendimento e estão aptas a receber esses casos leves de síndromes gripais”, ressaltou a secretária da Saúde de Aracaju, Waneska Barboza.

Atendimentos
Durante o feriado de Ano Novo, foram 361 pessoas atendidas nas UBSs, sendo 190 na Cândida Alves e 171 na Augusto Franco. Já nos hospitais municipais, foram 1.535 atendimentos: 799 no Fernando Franco e 736 no Nestor Piva.

Plano de Contingência
Atualmente, Aracaju está com taxa de transmissibilidade de 6,41%, entrando no nível 3 do Plano, o qual prevê abertura de leitos de internação. Até o momento, foram ampliados em sete o número de leitos do Hospital Municipal Fernando Franco, passando de seis para 13. De acordo com a secretária Waneska Barboza, “é importante que as pessoas continuem usando máscara e atualizem o cartão vacinal contra covid-19, mesmo sendo vírus diferentes, estar vacinado é fundamental”.

 



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso