Educação
Estudantes da UFS organizam protesto após rumores de cancelamento das aulas presenciais
Estudantes da Universidade Federal de Sergipe (UFS) estão organizando uma manifestação após rumores do cancelamento do retorno das aulas em ensino híbrido ou presencial na instituição, marcadas para a próxima segunda-feira (31). Segundo uma das organizadoras do ato, cada campus deve realizar o protesto no mesmo dia e horário, que ainda não foram definidos.
Os universitários são contra a permanência das aulas no modelo de ensino remoto, adotado pela instituição por dois anos devido à pandemia da covid-19. “Em grande parte os alunos querem a volta das aulas presenciais, compreendemos que não podemos voltar 100%. Mas queremos pelo menos que volte o híbrido”, disse ao AjuNews, um das estudantes por trás da organização do protesto.
No entanto, ao site, a UFS frisou que, por enquanto, as aulas estão mantidas para serem retomadas de forma híbrida, alternando entre presencial e remoto, como já havia sido divulgado. A instituição ainda informou que não recebeu nenhuma comunicação oficial sobre a manifestação.
Os rumores sobre o cancelamento das aulas presenciais surgiram após o Estado registrar altos números de contaminação pela covid-19 e pela variante H3N2 do vírus Influenza nas últimas semanas. No total, 284.333 pessoas testaram positivo para a doença e 6.075 morreram em decorrência dela em Sergipe.
Diante da pandemia, uma das medidas tomadas pela UFS para buscar um retorno presencial seguro foi exigir o comprovante de vacinação contra a covid-19, como condição de acesso aos espaços físicos da instituição, sendo proibido o ingresso sem a apresentação dele. Os servidores, estudantes e funcionários terceirizados da universidade devem incluir, até o próximo sábado (29), o passaporte vacinal através dos sistemas integrados (SIG’s) da instituição.
Leia mais:
Após decisão judicial, UFS exigirá comprovante de vacinação da covid-19 para comunidade acadêmica
Leia os termos de uso