Política
Bolsonaro diz que houve fraude nas eleições presidenciais de 2018: “fui eleito em primeiro turno”
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou ter provas de que houve fraude nas eleições de 2018. Durante um evento em Miami, nos Estados Unidos, nesta segunda-feira (09), ele garantiu que teria sido eleito já no primeiro turno para a Presidência da República se não houvesse a ‘adulteração dos resultados’.
Sem apresentar nenhum documento ou testemunha, Bolsonaro apenas informou que irá mostrar as supostas provas em breve. Ele ainda destacou que o Brasil deve aprovar “um sistema seguro de apuração de votos”, fazendo uma crítica à urna eletrônica, à ferramenta de contagem dos votos e à Justiça Eleitoral brasileira.
“Eu acredito que, pelas provas que tenho em minhas mãos e vou mostrar brevemente, que fui eleito em primeiro turno, mas, no meu entender, houve fraude. E nós temos não apenas uma palavra, temos comprovado previamente, e eu quero mostrar, que nós precisamos aprovar no Brasil um sistema seguro de apuração de votos. Caso contrário, é passível de manipulação e de fraude”, disse o presidente.
Bolsonaro disputou o segundo turno contra Fernando Haddad (PT), em 2018. “Acredito que eu tive muito mais votos no segundo turno do que se poderia esperar e ficaria bastante complicado uma fraude naquele momento”, acrescentou.
Leia os termos de uso