Saúde


Sergipe: Levantamento do AjuNews mostra que maioria das mortes por covid-19 foram de pessoas com esquema vacinal incompleto


Publicado 03 de fevereiro de 2022 às 06:14     Por Peu Moraes e Fernanda Sales     Foto Divulgação / Secretaria de Saúde de Aracaju

O AjuNews levantou junto à secretaria estadual de Saúde (SES) se as mortes registradas em Sergipe, no mês de janeiro, por complicações com o novo coronavírus (covid-19) estavam relacionadas com a negação da vacinação ou por não completar o calendário vacinal. ‘Sim. A maioria sem o esquema vacinal completo’, afirmou a pasta da Saúde.

No primeiro mês de 2022, em todo estado foram 41 mortes provocadas pela covid-19 no estado. O site traçou a crescente evolução de óbitos nos últimos 31 dias. Até o dia 21 de janeiro, as mortes oscilavam entre uma ou nenhuma. Entretanto, a partir do dia 22 do mesmo mês começou a subir, sendo de duas a cinco mortes por dia.

A SES ainda reforçou que algumas pessoas estavam sem tomar nenhuma dose do imunizante contra a covid-19, ou sem dose de reforço. A maioria faltando alguma vacina. Para a pasta até o momento todos os mortos tinham comorbidades, o que pode agravar o quadro clínico quando infectado com o novo coronavírus.

A secretaria de Saúde do Munícipio de Aracaju divulgou relatório apresentando que 67% das pessoas internadas por covid-19 na rede municipal, durante o mês de janeiro, não estavam vacinados ou com esquema vacinal completo. De acordo com a SMS da capital sergipana, durante o mês, 123 pessoas foram internadas pela doença, destas, 28 não haviam recebido nenhuma dose da vacina (seis delas eram crianças) e outras 55 estavam com a segunda dose ou a dose de reforço em atraso.

Nesta quarta-feira (2), o boletim epidemiológico confirmou que foram registrados 1.643 casos novos de covid-19 e seis mortes nas últimas 24 horas em Sergipe. No total, 297.332 pessoas testaram positivo para a doença e 6.109 morreram.

Leia mais:
Em Aracaju, 67% dos internados em janeiro não estavam vacinados ou com esquema vacinal completo



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso