Saúde
Cerca de 90% dos pacientes internados com covid-19 têm múltiplas comorbidades, afirma SES
Cerca de 90% dos pacientes internados com covid-19 possuem múltiplas comorbidades, de acordo com dados de um levantamento realizado pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (SES), nesta sexta-feira (4).
De acordo com o estudo, os pacientes fazem tratamento de doenças crônicas como neoplasias, cardiopatias e pneumopatias crônicas. Além disso, apenas 39% possuem o esquema vacinal completo com o reforço.
O diretor de Vigilância em Saúde, Marco Aurélio Góes, explicou que, atualmente, Sergipe registra um aumento significativo de casos, mas observa que em sua maioria são ocorrências que apresentam uma resolução muito rápida, com melhora dos sintomas em dois ou três dias.
“Isso indica que apesar de se infectarem, são pessoas que possuem uma carga viral baixa e têm certa imunidade que impede que a doença progrida para suas complicações”, considerou o diretor.
Aurélio Góes ressaltou ainda que, em nenhum momento da pandemia foi possível ter um controle de óbitos ou de casos graves antes de o Estado alcançar as coberturas vacinais.
“A vacina é fundamental para diminuir o risco da gravidade como comprovam estudos realizados no país e no exterior”, disse ele, lembrando que atualmente o esquema vacinal completo para pessoas com 18 anos a mais corresponde a três doses, que são as duas iniciais e mais a denominada de reforço.
Nesta quinta (3), um levantamento do AjuNews mostrou que a maioria das mortes por covid-19 foram de pessoas com esquema vacinal incompleto.
Leia os termos de uso