Política


Com apoio à candidatura ao Senado, Professor Bittencourt convida Jackson Barreto para filiar-se ao PCdoB


Publicado 09 de fevereiro de 2022 às 15:00     Por Fernanda Souto     Foto Divulgação/ Assessoria do parlamentar

O líder do Governo na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Professor Bittencourt (PCdoB), afirmou que torce para que o ex-governador do Estado, Jackson Barreto (MDB), se candidate para uma vaga no Senado nas eleições deste ano. Durante o Pequeno Expediente da sessão desta quarta-feira (9), o vereador ainda salientou que o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) em Sergipe está à disposição do ex-chefe do Executivo estadual, se assim ele avaliar como um espaço para se filiar.

As declarações foram feitas após Jackson declarar, nesta terça-feira (8), sua pré-candidatura ao Senado, mesmo se o apoio do agrupamento do governador Belivaldo Chagas (PSD) for de outro candidato. “Quero dizer ao povo sergipano que sou candidato a senador da república. Tenho direito a colocar minha candidatura para o grupo e, historicamente, uma candidatura de Jackson coincide com a conjuntura nacional de reconstrução do país”, declarou o ex-governador, durante entrevista à Fan FM.

Durante a sua fala na tribuna, Bittencourt destacou o papel fundamental que o ex-governador tem na história da política recente do estado de Sergipe. “Jackson Barreto é alguém talhado no universo popular, talhado nos interesses públicos que priorizam e priorizaram fundamentalmente a periferia da cidade de Aracaju e do estado de Sergipe. Jackson Barreto foi eleito vereador pela primeira vez na década de 1970, mais bem votado na cidade de Aracaju, e foi eleito novamente vereador na década de 1988”, disse.

“Com uma população de votantes de aproximadamente 190 mil aracajuanos, Jackson Barreto teve vinte e quatro mil votos na cidade de Aracaju. Se fosse no dia de hoje seria algo próximo de cinquenta mil votos para vereador de Aracaju. Foi governador de Sergipe eleito no primeiro turno na década de 1990 e perdeu no segundo. Foi deputado estadual, deputado federal mais bem votado de Sergipe”, destacou.

Sobre a possível filiação do medebista ao PCdoB, o vereador ressaltou: “Gostaria de dizer que o PCdoB está a sua disposição, se assim o senhor avaliar como sendo o espaço para se filiar; para que possa avaliar também como sendo um espaço onde o senhor possa, a partir do PCdoB, apresentar-se ao povo sergipano na possibilidade de ser pré-candidato ou candidato a senador da república”, frisou.

Jackson, por sua vez, destacou que é “desconfortável estar num agrupamento político com tendências bolsonaristas” ao seu lado, com relação ao agrupamento do governador Belivaldo Chagas (PSD). “Esse palanque, pelo menos da minha parte, não é palanque para lugar bolsonarista. Quem tiver suas posições a favor de Bolsonaro tenha”.

Já sobre a possibilidade de filiação ao PT para sair candidato ao senado com apoio de Lula, o governador salientou: “Estou aberto para conversar com tudo e com todos” disse ele. “Quero dar minha contribuição para ir ao Senado, ao lado de Lula, para ajudar Lula a reconstruir o Brasil e ajudar Sergipe. É em nome da minha história que estou aqui me colocando pré-candidato a senador”, acrescentou.

Leia mais:
Após derrota em 2018, Jackson Barreto quer disputar Senado em 2022



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso