Brasil


Fiocruz alerta para aumento de mortes no Brasil com avanço da Ômicron


Publicado 11 de fevereiro de 2022 às 16:00     Por Fernanda Souto     Foto Marcelo Camargo/ Agência Brasil

Pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) alertam que o Brasil pode registrar um aumento de mortes em decorrência da covid-19, pelo que chamaram de “espalhamento” da variante Ômicron em locais com baixa cobertura vacinal e com poucos recursos na área da saúde. Para os especialistas, a combinação pode sobrecarregar os atendimentos em hospitais e dificultar a assistência aos doentes.

“Ratificamos a preocupação com o espalhamento da variante Ômicron em áreas de baixa cobertura vacinal no país e com recursos assistenciais complexos precários. São condições que podem propiciar a elevação do número de óbitos por Covid-19, mesmo considerando a menor agressividade da variante agora dominante”, explicou a Fiocruz, em comunicado.

A fundação ainda alertou: “Como temos sublinhado, a elevadíssima transmissibilidade da variante Ômicron pode incorrer em demanda expressiva de internações em leitos de UTI, ainda que a probabilidade de ocorrência de casos graves seja mais baixa”.

O aviso foi feito quando nove estados estão com ocupação de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) em situação crítica.  “Precisamos avançar na vacinação e banir estratégias que vêm sendo empregadas para dificultá-la, especialmente na população de crianças de 5 a 11 anos”, aconselhou a Fiocruz.

Desde o início da pandemia, 27,1 milhões de pessoas receberam o diagnóstico positivo da covid-19 no Brasil, sendo que 636 mil morreram em decorrência da doença. Cerca de 152 milhões de brasileiros estão totalmente vacinados (esquema com duas doses ou dose única).



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso