Política
Lula critica a política de preços adotada pela Petrobrás
O ex-presidente Lula (PT) em uma entrevista concedida nesta quarta-feira (24), para Café com Política, da rádio Super 91,7 FM, culpou a política de preços adotada pela Petrobrás pelas altas no preço dos combustíveis.
Lula explicou a situação atual da política de importação. “O Brasil hoje não consegue refinar toda a gasolina que precisamos porque o governo parou. Destruiu a BR e por isso tem gasolina importada dos EUA. Importando em dólar e precificando em dólar para nós.”
Completou afirmando que o Brasil que é autossuficiente: “não tem que exportar óleo cru para importar refinado para não ter que pagar em dólar. Além disso, tem etanol, tem diesel e o Brasil pode efetivamente fazer a discussão de invocação de combustível para o Brasil. Pode-se usar mais etanol, mais biodiesel. Não temos que pagar preço em dólar, Se ganharmos, vamos abrasileirar os preços de combustíveis.”
Lula ainda criticou a postura do presidente Jair Bolsonaro (PL) diante do cenário atual relacionado a alta nos preços. “O presidente falou que daria murro na mesa. Quem dá murro na mesa é ignorante e não tem argumento. Reúne a Petrobras e o Conselho Nacional Energético e discute as coisas. Desde a luz energética até a gasolina. Acho que ele nem sabe que existe o Conselho, o país está desgovernado. Coitado do motorista, do caminhoneiro, que paga um frete que mal dá para pagar o gasto do pneu, pedágio. Diesel a preço de ouro e no fim do mês não leva nada pra casa”, ressaltou.
É esperado uma resposta de Bolsonaro a respeito das afirmações de Lula. No entanto, até o momento o presidente não se pronunciou sobre a entrevista do seu opositor.
Leia os termos de uso