Saúde


SES nega fechamento da Maternidade de Capela e diz que unidade “mudará seu perfil”


Publicado 23 de maio de 2022 às 14:46     Por Roberta Cesar     Foto Ascom / SES

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) negou o fechamento da Maternidade de Capela, localizada na Região Leste de Sergipe, nesta segunda-feira (23). O AjuNews recebeu uma denúncia de um leitor afirmando que a unidade já estaria fechada. No entanto, a pasta afirmou que a Maternidade “mudará seu perfil para Centro de Especialidades e Cirurgias Eletivas, sob gestão do Município, com serviços ofertados para a região, que possam atender melhor a população e evitando que precisem se deslocar para outra região”, disse a SES em nota.

Em sua denúncia à reportagem, o leitor afirma que há na maternidade, em média, mais de 500 partos por mês e que a distância até Aracaju é um risco para as gestantes. Porém, de acordo com a Secretaria, a mudança no perfil da Unidade levou em consideração o número baixíssimo de partos mensais, com, inclusive, gestantes do próprio município de Capela buscando maternidades na capital sergipana e em Nossa Senhora do Socorro, na Grande Aracaju, para ter seus filhos.

A Secretaria informou ainda que a mudança no perfil foi pactuada, ou seja aprovada, com os secretários de saúde dos 11 municípios que compõem a regional de saúde. Segundo a pasta, como já era de conhecimento dos funcionários da Maternidade, todos serão remanejados para outras unidades maternas.

“A população não ficará desassistida uma vez que há uma unidade Maternidade que atenderá os municípios. No regional de socorro. Ressaltamos que a região continuará atendida pela Maternidade do Hospital de Socorro”, finalizou a SES.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso