Saúde
Primeira paciente com malária em Aracaju recebe alta e será monitorada por 60 dias
A primeira paciente com malária em Aracaju, que estava internada, recebeu alta na segunda-feira (15), após duas lâminas de pesquisa derem negativadas para o parasito. A informação é da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
Ainda de acordo com a pasta, a SMS continuará monitorando a paciente por até 60 dias, realizando periodicamente novos testes, a fim de confirmar a cura total.
Com relação a segunda paciente acometida da doença, a SMS diz informou que já finalizou o tratamento domiciliar e já obteve o primeiro resultado negativo no exame de lâmina de pesquisa para o parasito. Ela também será monitorada por 60 dias.
A malária é uma doença infecciosa febril aguda, causada por protozoários do gênero Plasmodium transmitidos pela picada da fêmea infectada do mosquito do gênero Anopheles, também conhecido como mosquito-prego.
Os sintomas mais comuns da malária são: febre alta; calafrios; tremores; sudorese; dor de cabeça, que podem ocorrer de forma cíclica. No entanto, muitas pessoas, antes de apresentarem estas manifestações mais características, também sentem náuseas, vômitos, cansaço e falta de apetite.
Leia mais:
Aracaju confirma segundo caso de malária em menos de uma semana, afirma SMS
SMS confirma caso de malária em Aracaju
Leia os termos de uso