Resumo da Semana


O jogo político nas terras Serigy


Publicado 27 de agosto de 2022 às 18:30     Por Dhenef Andrade e Peu Moraes     Foto Arquivo pessoal

Rasteira: A vice-governadora de Sergipe e candidata a deputada federal Eliane Aquino (PT) não esperava, mas levou uma grande rasteira daqueles que outrora estavam tomando um café no gabinete do Palácio dos Despachos. O PSD, partido de Chagas e de Mitidieri, havia ingressado com um reforço no pedido de impugnação de Aquino. A justificativa é que ela manteve vínculos com conselhos de órgãos públicos estaduais. Depois, Mitidieri foi a público dizer que quem entrou com a ação foi o advogado da coligação, da qual o PSD faz parte, mas que ação foi feita sem o seu consentimento. ‘Mandei retirar na mesma hora que soube’, disse Fábio. O candidato ao governo disse ainda que entrou em contato com Aquino para explicar o fato. Mas, um dia depois do ocorrido a vice não poupou o partido em um dura nota em que chama ação de ‘postura indigna’.

Economia, aqui não: O deputado federal e candidato à reeleição Fábio Reis (PSD) foi o parlamentar que mais gastou recursos que poderiam ter retornado aos cofres públicos em dezembro de 2020. Acontece que no primeiro ano da pandemia da covid-19, com viagens reduzidas e sessões remotas, as despesas da cota que cada deputado possui para gastar por mês foram reduzidas. O valor não gasto só ficaria disponível para quem não usou tudo até 31 de dezembro. Fábio, que assim como o restante, economizou ao longo do ano, não bobiou. O deputado utilizou R$102 mil contra a média dos outros 11 meses, R$26 mil. O caso ganhou destaque nacional por meio da Folha de São Paulo.

Troca-troca: Voltou para as mãos do médico Jorge Alberto o comando do PROS em Sergipe. A presidência foi retomada após decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Alberto havia perdido a liderança da sigla para o empresário e segundo suplente do candidato ao Senado, Eduardo Amorim (PL), Teixeira Caminhões. Jorge, que talvez tenha se antecipado em desistir da candidatura pelo governo de Sergipe, ainda não acertou como fica a situação do partido em questão de apoio a governo e Senado.

Sai André, entra Yandra, de André: O presidente do União Brasil em Sergipe, André Moura, desistiu da candidatura à Câmara Federal para focar na sua situação judicial perante as acusações de usar sua influência política para eleger seu sucessor com o intuito de continuar administrando a cidade. Segundo André, o grupo de Belivaldo Chagas (PSD) abraçou a decisão que coloca sua filha no pário, Yandra Barreto, que usa o nome Yandra de André para a campanha. Com os apoios já firmados com o pai transferidos para a filha, a chance de que ela seja a primeira mulher na Casa crescem.

Valmir tenta: O candidato ao governo e líder nas pesquisas Valmir de Francisquinho corre atrás de reverter sua inelegibilidade junto ao TSE. O órgão publicou nesta semana o acórdão da decisão que o condenou, além do seu filho Talysson, por abuso de poder político e econômico nas eleições de 2018. A publicação do acórdão permite à defesa de Francisquinho entrar com recurso.

Valdevan afastado: Além de ser alvo de operação em seu haras em Arauá, o candidato a deputado federal pelo PL, Valdevan Noventa, teve mais um revés. A Justiça de São Paulo determinou o afastamento seu de qualquer função que exerça, além de proibir que o mesmo tenha acesso à sede ou a qualquer outro ambiente relacionado às atividades do sindicato.



Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso